Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Comida mofada: saiba o que acontece se você comê-la

O que aconteceria se você não percebesse que sua comida está mofada e a comesse?

Reprodução/iStock

Toda comida tem prazo de validade e deve ser armazenada corretamente. Se essas condições não forem seguidas, provavelmente o produto irá, como consequência, mofar. O que aconteceria se você não percebesse que sua comida está mofada e a comesse?

Os mofos são diferentes. Muitos deles são usados ​​por humanos na produção. Por exemplo, a cepa Aspergillus niger é usada para sintetizar ácido cítrico a partir de carboidratos. Penicillium chrysogenum é usado para produzir a penicilina. Alguns membros do mesmo gênero — Penicillium roqueforti e P. camemberti – são usados ​​para criar queijos azuis e brancos.

A maior parte da comida mofada não é comestível. É impossível distinguir um fungo “bom” de qualquer outro a olho nu, portanto, se você notar uma comida mofada, a melhor opção é jogá-la fora com cuidado. O perigo desses microrganismos reside principalmente no fato de que, quando crescem no substrato, muitos deles liberam toxinas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Por exemplo, Aspergillus fumigatus e Aspergillus flavus, que infectam nozes, sementes e grãos, podem liberar aflatoxinas, que são substâncias mortais para humanos — não são apenas tóxicas, mas também podem causar câncer de fígado. A quantidade desses compostos depende do tempo que o fungo passou na superfície do substrato, mas mesmo em pequenas doses, as micotoxinas podem causar doenças graves.

A toxina T-2, que é produzida por fungos do gênero Fusarium, pode causar agranulocitose tóxica em humanos  — uma diminuição na contagem de leucócitos, que torna o corpo suscetível a infecções bacterianas e fúngicas. 

Outro perigo do desenvolvimento de fungos nos alimentos são seus esporos. O bolor se multiplica espalhando seus esporos pelo ar. Uma vez nos pulmões de uma pessoa, essas células podem provocar distúrbios do sistema respiratório, por exemplo, um ataque de asma. Em alguns casos, condições mais graves podem ocorrer, como candidíase pulmonar, uma infecção causada por fungos do gênero Candida . Apesar de o prognóstico dessas doenças ser favorável, elas podem causar muitos transtornos e complicações.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Se você não se sentir bem ou tiver outros sintomas desagradáveis, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. O atraso pode agravar a doença e até levar à morte.


+Leia também

Alimentação saudável é mais importante que seu peso, segundo pesquisa
Quantas calorias devo comer por dia para emagrecer?
Estudo mostra que queijos e vinhos podem combater a neurodegeneração

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.