Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Cientistas usam a lua como espelho na busca por vida extraterrestre

busca por vida extraterrestre
Fonte: M. Kornmesser (ESA / Hubble), NASA e ESA

A busca pela vida extraterrestre é algo que vem sendo discutido com mais afinco durante os últimos anos. Apesar de existirem inúmeros fatores que dificultam levar os astronautas para essas missões espaciais, a confiança de que habitaremos em outro planeta até 2030 é algo animador e até mesmo, sonhador. Em busca de vida em outros locais fora da Terra, os pesquisadores precisam trabalhar com a ferramentas que estão a sua disposição no momento, e uma delas é a nossa Lua.

Em busca de vida fora da Terra, usando a Lua como espelho gigante

Logo em janeiro do ano passado (2019), durante um eclipse lunar, os pesquisadores da NASA conseguiram capturar um momento onde a Lua se tornou um espelho. Capturando os raios de luzes que eram emitidos pelo Sol e os refletindo de volta para a Terra, disse Chelsea Gohd para a Space. Para que esses raios pudessem ser analisados, foi utilizado o telescópio Hubble como o captor de imagens.

O Hubble foi colocado entre a Terra e a Lua, de forma que conseguisse capturar as luzes ultravioletas que foram emitidas e refletidas durante o eclipse. Assim, as análises foram feitas pela NASA em parceria com a Agência Espacial Europeia, para buscarem vida extraterrestre e informações sobre a camada de ozônio, onde os resultados foram publicados em forma de artigo no The Astronomical Journal.

ilustração mostra o Telescópio Espacial Hubble em frente a uma imagem da lua durante um eclipse lunar.
Imagem mostra o Telescópio Espacial Hubble em frente a uma imagem da lua durante um eclipse lunar. Crédito da imagem: M. Kornmesser (ESA / Hubble), NASA e ESA.

Essa foi a primeira vez onde o Hubble iria capturar ondas emitidas em forma ultravioleta. Assim, apesar de já ter estudos publicados e relacionado com essa temática, esse possui um grande diferencial: com essa captura de ondas, será possível fazer pesquisas melhoradas sobre os exoplanetas.

Essa captura de imagens seria como uma fonte confiável, onde o Hubble capturasse a camada de ozônio da Terra. Para Allison Youngblood, um dos autores do projeto, “um dos principais objetivos da NASA é identificar planetas que possam sustentar vida. Mas como saberíamos um planeta habitável ou desabitado se víssemos um? Como eles seriam com as técnicas que os astrônomos têm à disposição para caracterizar as atmosferas de exoplanetas? Por isso é importante desenvolver modelos do espectro da Terra como um modelo para categorizar atmosferas em planetas extra-solares”.

A importância da Camada de Ozônio na busca por vida extraterrestre

Segundo Youngblood, do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial em Boulder, Colorado, principal pesquisador das observações do Hubble, “encontrar o ozônio é significativo porque é um subproduto fotoquímico do oxigênio molecular, que por si só é um subproduto da vida”. A camada de ozônio funciona como uma importante proteção para o nosso planeta. É ela quem impede que os raios ultravioletas, que são prejudicais, cheguem até os humanos de forma intensa.

Para buscar outros tipos de vida que estejam nos planetas ao redor, a NASA usará essa mesma metodologia, onde irão esperar pelo cruzamento de um exoplaneta com a sua estrela. Assim como a Terra e a Luz, o Hubble será o telescópio utilizado para capturar as luzes que serão emitidas pela atmosfera dos planetas.

Essas luzes também ajudam na hora de identificar quais são os produtos químicos que existem na superfície dos exoplanetas. Uma vez que a taxa de luz emitida será analisada e cada composto tem a sua intensidade. Outro fator chave é a idade de um planeta, quanto mais novo ele for, mais difícil será detectar a camada de ozônio. E assim, estimar a sua facilidade em abrigar vida extraterrestre.

O estudo foi publicado no The Astronomical Journal. Com informações da SmithSonian Magazine.

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.