HomeCategoryArquivos Cosmologia - Socientífica

AstrofísicaCosmologiaPela primeira vez, você pode ver como é um buraco negro

3 meses atrásEsta imagem revela o buraco negro no centro de Messier 87, uma enorme galáxia no aglomerado de galáxias vizinhas de Virgem. O buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol. COLABORAÇÃO DO TELESCÓPIO DO HORIZONTE DE EVENTOS E OUTROS.

Esta é a primeira evidência visual de um buraco negro na história. E é uma confirmação poderosa da teoria geral da relatividade de Albert Einstein.

CosmologiaFilosofiaFísicaFísica QuânticaA ideia de criar um universo no laboratório não é brincadeira

7 meses atrásObras de arte ilustrando o conceito de um universo alternativo de "bolhas" no qual nosso universo (à esquerda) não é o único. Alguns cientistas acham que universos-bolha podem surgir o tempo todo e ocasionalmente cutucar o nosso. NASA / JPL-Caltech / R. Ferido (IPAC)

A possibilidade de criar um universo em um laboratório, todo um novo cosmo que poderia um dia evoluir suas próprias estrelas, planetas e vida inteligente, levanta questões relevantes.

AstrofísicaCosmologiaEcologiaGeologiaGeoquímicaHistória NaturalPaleoclimatologiaQuímicaUma enorme cratera se esconde sob o gelo da Groenlândia

8 meses atrásUm asteroide atravessa o espaço em direção à Terra nesta concepção artística de um evento que deixou uma grande cratera no noroeste da Groenlândia em algum momento no passado distante. Crédito: Natural History Museum of Denmark, Cryospheric Sciences Lab/Gsfc/NASA

Se o impacto está relacionado a um período de resfriamento chamado de Dryas Recente ainda não se sabe.