Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Canibalismo celular como defesa conta o câncer

Um novo estudo sugere que o processo misterioso pelo qual uma célula consome outra pode ser desencadeado pela divisão celular, potencialmente ajudando a combater o crescimento tumoral.

O canibalismo celular em amostras de tumores tem sido observado há mais de um século, mas este comportamento incomum não é bem estudado. Uma nova pesquisa liderada por cientistas do Instituto Babraham, em Cambridge, revela um novo mecanismo de canibalismo celular que oferece novos insights sobre a biologia do câncer.

[standout-css3-button href=”http://apoia.se/socientifica”]Considere fazer uma doação à Sociedade Científica[/standout-css3-button]

Continua depois da publicidade

Observando o processo de canibalismo celular usando microscopia em time-lapse, os pesquisadores descobriram novas pistas sobre como e por que as células podem recorrer a comer uma as outras. A equipe descobriu que as células epiteliais humanas podem começar a canibalizar outra célula após a divisão celular, especialmente se as células que se dividem, que normalmente permanecem enraizadas em seu substrato biológico, começam a se desvincular.

O canibalismo celular, também chamado de entose, ocorre quando uma célula envolve, mata e digere outra. A entose geralmente não ocorre entre células saudáveis, mas é comum em tumores. Esta pesquisa revela que o canibalismo pode ser desencadeado pela divisão celular; quando uma célula se divide para formar duas. Uma vez que a divisão celular descontrolada é uma marca chave do câncer, isso sugere que o canibalismo pode ter um papel a desempenhar na resistência ao câncer.

Assim, os resultados sugerem que o processo canibalista pode retardar o crescimento canceroso, já que “os epitélios normais podem engolir e matar os vizinhos aberrantes”, disseram os pesquisadores no estudo, publicado nesta semana (em 11 de julho) no periódico eLife.

Continua depois da publicidade

“O canibalismo celular tem uma relação complexa com o câncer e não é totalmente claro se ajuda ou dificulta o crescimento do tumor. No entanto, a descoberta de que as células em divisão são mais propensas a ser canibalizado por outras células sugere que a entose pode ajudar a retardar ou prevenir o câncer ao fazer com que as células cancerosas sejam consumidas e destruídas por células saudáveis próximas”, escreveu a Dra. Joanne Durgan, do Instituto Babraham, em Cambridge, Reino Unido, em um comunicado à imprensa.

Este vídeo time-lapse captura o processo de canibalismo celular, ou entose, em que uma célula engolfa outra. Créditos: Durgan J. et al. / Babraham Institute.

“Nós nos propusemos a identificar as proteínas que controlam o canibalismo celular nas células tumorais, mas usando o microscopia de time-lapse para assistir esse processo em ação, tropeçamos em um novo mecanismo completamente inesperado”, escreveu Drugan.  “O link que encontramos na divisão celular é realmente intrigante da perspectiva do câncer”.

“A Entose é um processo fascinante que pode desempenhar um papel na fisiologia normal, bem como no câncer”, acrescenta Oliver Florey, principal autor do artigo e pesquisador no Babraham. “Ao estudar a entose, esperamos obter informações sobre a biologia celular fundamental, bem como explorar novas avenidas intrigantes para a pesquisa do câncer. Depois de cem anos de observação dos padrões ‘cell-in-cell’, há agora um empurrão emocionante para as descobertas na biologia das células e do câncer”.

[standout-css3-button href=”http://apoia.se/socientifica”]Considere fazer uma doação à Sociedade Científica[/standout-css3-button]

Continua depois da publicidade

Referências:

  1. DURGAN, J. et al.. “Mitosis can drive cell cannibalism through entosis”eLife (2017). <https://elifesciences.org/articles/27134> https://doi.org/10.7554/eLife.27134;
  2. Cannibal cells may limit cancer growth“, Babraham Institute, 11 July, 2017, <http://www.babraham.ac.uk/news/2017/07/cannibal-cells-may-limit-cancer-growth>. Acesso em 13 julho de 2017.
  3. AKST, Jef. Cell Cannibalism as Cancer Defense. The Scientist, 2017. <http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/49842/title/Cell-Cannibalism-as-Cancer-Defense/> Acesso em 13 de julho de 2017.
  4. AKST, Jef. It’s a Cell-Eat-Cell World. The Scientist, 2011. <http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/30956/title/It-s-a-Cell-Eat-Cell-World/> Acesso em 13 de julho de 2017.
  5. BARCAT, J. A. ¿Canibalismo celular? Entosis. Medicina (Buenos Aires) / Scielo, 2008. <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802008000400012>
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.