Connect with us

Hi, what are you looking for?

Da Redação

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Cientistas observam momento exato em que a morte se torna irreversível

Finalmente vimos o que tem dentro de múmias encontradas em 1615

Pesquisa mostra que pessoas na plateia sincronizam seus cérebros com os de músicos

A origem da nuvem misteriosa em Marte foi explicada

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Cientistas revivem planta após 32.000 anos congelada

Agora sabemos quantos tiranossauros viveram na Terra

Élisson Amboni

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Planeta ‘habitável’ detectado na órbita de uma anã vermelha

Cientistas criam um novo tipo super-raro de urânio

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

O que acontece se a Terra parar de girar?

Giovane Sampaio

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Foto do Hubble mostra uma galáxia em plena morte

Agência FAPESP

A Agência FAPESP é uma agência de notícias eletrônica, totalmente gratuita, que tem um site e boletins diários distribuídos por e-mail a um público amplo e diversificado, formado por pesquisadores, dirigentes de órgãos de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

Tecnologia brasileira reduz em 80% o uso de ‘pulmão artificial’ em pacientes com insuficiência respiratória aguda

Matheus Gouveia

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".

Orcas estão ameaçadas devido à atividade humana

The Conversation

O The Conversation é uma fonte independente de notícias e pontos de vista da comunidade acadêmica e de pesquisa, entregues diretamente ao público.

Transplantes fecais prometem ser um novo tratamento para câncer de pele

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.

Técnica para perder peso leva apenas 15 minutos por dia

Adriana Tinoco

Adriana Tinoco de Vasconcelos, a.k.a Dri Tinoco, é graduada em Letras através da UERJ e atua como redatora web, revisora de textos, podcaster e youtuber.

Por que quase todas as bruxas eram mulheres durante a inquisição?

Rafael Coimbra

Olá, sou o Rafael! Fascinado por ciência e filosofia desde pequeno, amo pesquisar e aprender coisas novas. Graduando em Física e pesquisador nas horas vagas.

Mãe renascentista: a mãe de Leonardo Da Vinci identificada

Ancient Origins

Nosso objetivo é destacar as mais recentes descobertas arqueológicas, pesquisas acadêmicas e evidências revisadas por pares, além de oferecer pontos de vista alternativos e explicações sobre ciência, arqueologia, mitologia, religião e história em todo o mundo.

Os mitos das sereias são inspirados por uma condição médica rara?

Oceanógrafa e Mestre em Ciências. Acredita na divulgação científica como ferramenta de transformação na sociedade.

Mineração no mar profundo: quais os possíveis impactos?

Metrópoles

O Metrópoles é um portal de notícias totalmente focado no digital e oferece conteúdo variado a seus leitores (política, economia, saúde, ciência, segurança pública, comportamento, entretenimento). Sediado em Brasília, está entre os cinco sites mais acessados do país de acordo com rankings ComScore e Alexa.

VÍDEO: como foi o voo que levou Yuri Gagarin ao espaço

Wesley O. de Paula

Divulgador científico no Sociedade Científica e no Medium. Estudante de biologia e gestão ambiental.

O que são os ciclos de Milankovitch e como afetam o clima da Terra

Pedro Noah

Cursa bacharelado em Biologia na Universidade Federal de Pernambuco. Acredita que pode ajudar a transformar o mundo através da divulgação científica e incentivando o uso da razão.

O esquecido fundador da ornitologia

Victor Hugo Joaquim

Graduado em Educação Física e mestre em Saúde e Meio Ambiente. Entusiasta da pesquisa e divulgação científica.

Inteligência artificial aplicada irá acelerar a descoberta de novas drogas

Agência Bori

A BORI é uma iniciativa criada para conectar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores brasileiros a jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação do país.

Canela pode auxiliar no controle do diabetes, aponta estudo

Samuel Fernando

Divulgador, educador e pesquisador voluntário na área de neurociência computacional pela Universidade Federal do ABC. Polímata apaixonado pelos clássicos, visionário esperançoso e fundador da Nano X, iniciativa para promover a Manufatura Atomicamente Precisa (Nanotecnologia Molecular) em prol da Radical Abundância para o planeta prevista por Eric Drexler.

Por que as mulheres estão se saindo melhor na gestão da pandemia? A evolução explica

Agência Brasil

Agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.

Mais de 25 mil espécies da flora só existem no Brasil, mostra estudo

Giovane Almeida

Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e cosmologia.

Grande anaconda flagrada em estrada por trabalhador; veja o vídeo

Donato Ferrara

Professor de Língua Portuguesa e Literatura e administrador escolar. Acredito que as Humanidades e as Ciências sempre ganham quando andam juntas.

Marco Aurélio diante da morte

Jackson Benites

Vinte anos e estudante de Engenharia Civil. Resido em Curitiba, capital paranaense. Sou curioso desde muito cedo. Admirador da obra de Carl Sagan desde 2016. Apaixonado por ciência e por novas descobertas. Viver e ter consciência disso é o que me faz feliz.

Nesta quinta-feira (7), NASA divulgará novas descobertas feitas em Marte

Laura Franzolin

Apaixonada por conhecimento científico, coisas estranhas, séries, desenhos e filmes de terror. Criadora de conteúdo para web desde 2009 e escritora nas horas vagas.

617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e contar

Euclécio Josias Rodrigues

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenheiro de software em uma startup de Gestão Financeira. Cético, humanista, apaixonado por ciência, filosofia e tecnologia, adora codar e é um entusiasta dos princípios Open Source. Também é Divulgador científico nas páginas Universo Racionalista, Sociedade Científica e Carl Sagan Brasil. Usa o tempo livre para praticar esportes, ler muito e sair com amigos. Até hoje não encontrou nada que não lhe desperte interesse.

Nada de universo sem big bang

Carlos Germano

Graduando do curso de Jornalismo da UFPB, almejo trabalhar com divulgação científica, assim pagando minha dívida com Carl Sagan. Como ele havia me mostrado uma luz em um mundo assombrado pelos demônios, devo também, trazer uma boa dose de ciência contra o misticismo e o perigo das pseudociências.

O que é filosofia da ciência (e como os cientistas devem tratá-la)?

Geraldo Pereira de Morais Júnior

Geraldo tem 22 anos, nasceu em Ipatinga e é graduando de Antropologia buscando habilitação em Arqueologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Gosta de estudar também epistemologia e filosofia da ciência. Pensa que o conhecimento científico deve ser divulgado para além dos muros acadêmicos. Sendo assim, resolveu buscar meios de divulgar a Arqueologia.

Encontrado evidências de antigas sociedades democráticas nas Américas

Thalyta Bertotti

Estudante do curso de Licenciatura em Física, se interessa tanto pelas ciências exatas quanto pelas ciências humanas.

Mulheres na ciência: a história de Mary Somerville

AFP

A líder AFP é uma agência de notícias global que fornece cobertura rápida, completa e confiável dos eventos que influenciam diretamente o planeta e nossas vidas.

Cães de estimação brincam mais quando os humanos estão assistindo

Wesley Sousa

Estudante de Filosofia, com enfoque em Filosofia Política. E conversa sobre Economia. Brasil.

A ética aristotélica como alcance da felicidade

Terezie Tolar-Peterson

Dra. Terezie Tolar-Peterson é especialista em nutrição humana com experiência nacional e internacional. Ela recebeu seu diploma de bacharel em Nutrição e Saúde Pública pela 3ª Faculdade de Medicina da Universidade Charles em Praga, República Tcheca. Seu Mestrado em Nutrição Clínica e Doutorado em Educação e Liderança de Adultos foram obtidos na The University of Memphis, Memphis, TN. Dr. Tolar-Peterson tem uma ampla experiência de trabalho que inclui experiência clínica, ensino, pesquisa e trabalho comunitário. Sua experiência clínica consiste em trabalhar como nutricionista e nutricionista registrada no St. Jude Children's Research Hospital. Em 2015, ela ingressou na Mississippi State University como Diretora de Estágio em Dietética e Professora de Ciência dos Alimentos, Nutrição e Promoção da Saúde. Seu interesse de pesquisa é em saúde global e nutrição personalizada, especialmente em como fatores genéticos, juntamente com fatores ambientais, podem nos predispor para saúde ou doença. A Dra. Tolar-Peterson é membro da Academia de Nutrição e Dietética.

Metabolismo lento ou rápido: como isso influencia a perda de peso?

Libby Richards

A Dra. Libby Richards é Professora Associada de Enfermagem da Purdue University. Seus esforços de pesquisa se concentram em compreender e intervir nas influências individuais e interpessoais no comportamento de atividade física, incluindo o exame das relações diádicas na promoção da atividade física e intervenções baseadas na comunidade. Os estudos do Dr. Richards destacam a importância do apoio social para aumentar a atividade física. Como enfermeira de saúde pública, a Dra. Richards difunde amplamente a educação em saúde sobre a importância da vacinação, prevenção da gripe e promoção da atividade física. Como educador, o Dr. Richards usa estratégias inovadoras e ativas para envolver alunos de graduação na saúde da população. Ela é mentora ativa de alunos de várias disciplinas interessadas em saúde populacional e enfermagem em saúde pública.

Sair no frio causa resfriado? Especialista esclarece

Ashley Cowie

Historiador, autor e documentarista escocês que apresenta perspectivas originais sobre problemas históricos de maneira acessível e emocionante. Suas matérias que aparecem no SoCientífica foram originalmente publicadas em Ancient Origins.

Inscrição dizendo ‘Cristo, filho de Maria’ desenterrada em Israel

Matheus Pimentel

Matheus Pimentel é um servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais e estudante de Direito na Universidade Estadual de Montes Claros. Um apaixonado por astronomia desde a infância, que acabou por expandir seus horizontes cada vez mais, alcançando voo na astrofísica, filosofia ética, biologia evolutiva, neurociência, e outros assuntos diversos.

O alívio dos preguiçosos – ou como agradar os “hipopensantes”

Agência Einstein

A Agência Einstein é uma plataforma da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein que produz e disponibiliza conteúdos jornalísticos relevantes e confiáveis sobre ciência e saúde, validados pelos especialistas do Einstein. Pautada pela precisão e clareza das informações, aborda assuntos que vão desde temas cotidianos até as mais recentes novidades da área.

Isolamento e fome produzem o mesmo tipo de desejo, afirmam cientistas

Universidade Estadual Paulista

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Retorno às aulas: ainda sabemos muito pouco

Ricardo Silas

Estudante de História pela UFRB, 24 anos. Não invejo a fé dos crentes. Aprendi a nunca ser um espectador da injustiça e da estupidez, pois o túmulo me dará muito tempo para o silêncio.

Considerações sobre o aquecimento global

Joelson Nascimento

Doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professor de Filosofia do Instituto Federal de Sergipe (UFES/SE).

Estoicismo: será que tudo depende de nós?

Peter Goggin

Professor de inglês na Arizona State University, onde estuda e ensina teorias de alfabetização, retórica ambiental e sustentabilidade.

Por que existem tantas histórias de sereias?

David Dickinson | Universe Today

Professor de ciências da Terra, escritor freelance de ciências, veterano aposentado da USAF e astrônomo amador. Atualmente escreve e pondera sobre o universo enquanto viaja pelo mundo com sua esposa.

Astronomia em 2021: os principais eventos que ocorrerão neste ano

Josh Davis

Escritor científico do Museu de História Natural, Londres.

Como o cocô de baleia alimenta as florestas tropicais do mundo

Neyelson Alves

Estudante de ciência da computação, entusiasta de astronomia, astronáutica e várias outras coisas. Acho que posso conversar sobre qualquer coisa um pouco. Atualmente administro a comunidade Rocket Science Brasil no Facebook.

Jeff Bezos anuncia planos para pousar na lua até 2024

Marcelo Pedra

Servidor de carreira do Ministério da Educação é Graduado em Historia e Pós-Graduado em Educação. Estudante de Espanhol, Inglês e Frances . Claro, adora Viajar !

“Descobrimento” da América: Portugueses no Canadá

Nancy Dreschel

A Dra. Nancy Dreschel ingressou no corpo docente da Pennsylvania State University em 2004, após 14 anos na prática clínica veterinária. Ela ensina e aconselha alunos de graduação na ciência e no cuidado de cães, gatos e outros animais de companhia. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo das interações entre humanos e animais, particularmente o comportamento e o bem-estar dos animais que participam dessas relações. Em celebração ao vínculo animal humano, ela se oferece como voluntária com alunos e membros da comunidade para treinar futuros cães de serviço para Susquehanna.

Cães enxergam em preto e branco? Saiba como eles veem o mundo