Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Assista a Saturno se esconder atrás da Lua

Adaptado do Universe Today

Ou, mais precisamente, assista à Lua passar em frente a Saturno. Em ambas as formas de se expressar, teremos o mesmo resultado: um lindo vídeo dos planetas em ação.

Na manhã de sábado em 22 de fevereiro de 2014 a Lua correu para a frente do planeta Saturno – do ponto de vista de certos locais na Terra. Sortudamente, um desses locais foi Perth, Austrália, onde o astrofotógrafo Colin Legg felizmente estava, e, a partir de então, podemos todos nós apreciar o fantástico resultado do perspicaz  trabalho fotográfico e astronômico dele.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Clique no vídeo abaixo e confira:

A ocultação – como tais eventos são chamados e que ocorrem quando um objeto celestial passa em frente ou esconde um outro – pode fazer parecer que um pequeno Saturno está sendo “absorvido” por uma Lua gigante. Mas, obviamente, eles estão separados por um vasta distância. No momento da ocultação, a distância entre eles era de 9,658 UA (UA significa unidades astronômicas) ou cerca de 1.444.816.000 quilômetros (897,7 milhões de milhas).

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Este tipo de evento se tornarão um pouco mais frequentes à medida que a Lua está “se dirigindo para uma ‘abaixada’” no ano de 2015 em relação à eclíptica; ela então começará então a lentamente se afastar e ficar “alta” em torno de 2025, de acordo com um artigo no site Universe Today de David Dickinson em registros com esse do vídeo, Colin lista os equipamentos necessários, como um Celestron C8, f/10, foco primário. A câmera dele é uma Canon 5D2, com um Magic Lantern RAW de firmware de vídeo em 3X crop mode @ 1880 x 1056 de resolução. A filmagem foi feita a 1/60 segundo de exposição, ISO 200, e 10 de fps.

Referências :

  1. Site Universe Today Watch Saturn Slip Behind The Moon” < http://www.universetoday.com/109720/watch-saturn-slip-behind-the-moon/> Acesso em 02/02/2017;
  2. Registro da ocultação de Saturno pela Lua em fevereiro de 2014 pelo astrofotógrafo Colin Legg em vídeo “Moon Saturn Ocultation – 22fev2014 <https://vimeo.com/87319245>. 
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.