Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Aqui está o que acontece quando os astronautas usam um fidget spinner no espaço

Um Fidget Spinner no espaço: astronautas da Expedição 52/53 receberam das NASA um desses brinquedos e gravaram um vídeo mostrando o efeito da mircrogravidade sobre o objeto febre de 2017.

OK, nós sabemos que a febre do spinner está praticamente terminada por agora. Mas vê-lo girar em microgravidade é suficiente para fazer o brinquedo parecer legal novamente.

Um desses brinquedos giratórios chamados de fidget spiner, adornado com um logotipo da NASA, aparece em um novo vídeo no YouTube causando giros e cambalhotas em frente à cúpula da Estação Espacial Internacional (ISS), uma janela multi-visão que os astronautas usam para observações da Terra (e ocasional para relaxamento).

O astronauta da NASA, Randy Bresnik (@AstroKomrade), que atualmente está a bordo da estação espacial como parte da expedição 52/53, compartilhou um vídeo durante o fim de semana no qual ele e seus colegas de tripulação brincam com um fidget spinner.

Continua depois da publicidade

No vídeo, os astronautas a bordo da ISS mostraram suas manobras em microgravidade enquanto se divertem com o brinquedo popular, um dos objetos sensação do momento de 2017. A equipe realiza uma série de truques com o spinner, fingindo girar junto com ele em várias direções enquanto flutuam livremente devido à microgravidade da estação espacial.

Por exemplo, o engenheiro de voo Mark T. Vande Hei (@Astro_Sabot) mantém o spinner enquanto ele mesmo faz rotações completas ao longo de um plano horizontal; outro membro da tripulação, Joseph M. Acaba (@AstroAcaba) ou Joe Acaba, como ele é conhecido, faz rotações vertiginosas enquanto o fidget spinner gira em sua mão. O vídeo também mostra o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Paolo Nespoli (@Astro_Paolo), realizar cambalhotas enquanto gira um spinner entre seus dedos. Tudo em nome da ciência.

Embora serja divertido e, talvez, nauseante assistir os astronautas flutuando no espaço, a melhor parte, é claro, é ver o fidget spinner flutuando livremente no ar enquanto continua a girar. Você pode até ver o brinquedo icônico flutuando tendo como pano de fundo uma bela imagem da Terra como vista através das janelas da cúpula da ISS.

Continua depois da publicidade

Mesmo se você estiver cansado de girar um spinner, essa é uma coisa maravilhosa demais para assistir. E, como se verifica, a microgravidade faz um fidget spinner agir de forma diferente do que podemos conseguir em terra firme.

Normalmente, você segura a parte central do girador ao dar um giro, e tudo isso funciona girando tão suavemente por causa das pequenas esferas envoltas em dois anéis chamados rolamentos. Dependendo do modelo, também há rolamentos de esferas nos dentes do girador, como você pode ver na foto abaixo:

Continua depois da publicidade
fidget spinner ball bearing race arrows

Um fidget spinner com rolamentos também nos “braços”, o que permite outras variedades de movimento com o brinquedo. Foto: ScienceAlert

“Em um fidget spinner, você segura o anel interno de um rolamento de esferas e o outro anel externo do rolamento gira e as partes externas do spinner giram juntamente com o anel externo do rolamento”, explicou o físico Paul Doherty do Exploratorium em San Francisco ao Live Science no início deste ano.

Quanto menor for o atrito naquele anel interno do rolamento central, menos fricção existe e o brinquedo pode girar por mais tempo. Mas no espaço, a parte central não fica parada.

“Permitir que o fidget spinner flutue reduz o atrito de rolamento, permitindo que a taxa de rotação do anel central e do spinner externo se igualem, e o conjunto todo gira como uma unidade”, explica a NASA na descrição do vídeo.

De fato, se você observar de perto quando Bresnik solta o spinner e o deixa-o flutuar girando, você percebe que o logotipo da NASA fica parado no início, mas rapidamente começa a girar junto com o resto do dispositivo.

Continua depois da publicidade

bresnik spinning fidget spinner logo

Agora, no começo, você possa ter pensado que, no espaço, um fidget spinner giraria por muito mais tempo, mas, como ficou claro, ainda há bastante fricção no rolamento de esferas central de modo que a rotação do brinquedo finalmente desacelere.

Bônus 1: se você está curioso sobre o que acontece se você girar um  fidget spinner em uma câmara de vácuo, confira este vídeo do The Action Lab.

Bônus 2:  Todos os vídeos do YouTube sobre fidget spinner têm um ícone de carregamento na forma de um fidget spinner. E nós acabamos de notar isso. Bem pensado, YouTube!

Continua depois da publicidade

Texto adaptado de “Here’s What Happens When Astronauts Use a Fidget Spinner in Space” do ScienceAlert.com.

Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...