Telescópio será tão poderoso que vai detectar vegetação em exoplanetas

Giovane Sampaio
(Imagem: Hulton Archive/Getty)

NASA está financiando a busca por um telescópio que poderia nos permitir observar exoplanetas distantes com resolução sem precedentes. Segundo a agência espacial, este é um projeto que pode muito bem nos ajudar a descobrir se há vida em outras partes do Universo.

Este projeto é financiado pela NASA sob o programa Nasa Innovative Advanced Concepts. O programa visa nutrir idéias visionárias que possam transformar futuras missões da NASA com a criação de conceitos aeroespaciais radicalmente melhores ou inteiramente novos, ao mesmo tempo em que envolvem inovadores e empreendedores (americanos) como parceiros.

De acordo com uma descrição do projeto do telescópio SGL, o objetivo seria “imaginar diretamente um exoplaneta semelhante à Terra em nossa vizinhança estelar”. De acordo com a NASA, após 6 meses de observação, poderíamos obter uma resolução suficiente para distinguir características da superfície e sinais de habitabilidade.”/

O sistema da estrela Kepler-90 se parece muito com o nosso sistema. (Imagem: NASA/Centro de Pesquisa Ames/Wendy Stenzel)

Usando uma lente solar gravitacional, um grande desafio

Albert Einstein previu, pela primeira vez, 84 anos atrás que os raios de luz ao redor das bordas do Sol convergem em uma lente a cerca de 550 unidades astronômicas (cerca de 82 bilhões de quilômetros) da Terra.

Slava Turyshev, físico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e principal autor de um estudo relacionado, sugere que o fenômeno poderia nos fornecer imagens surpreendentemente detalhadas de planetas distantes do tipo Terra.

“Na poderosa região de interferência do SGL, a luz é fortemente amplificada, formando o anel de Einstein ao redor do Sol e representando uma imagem distorcida da fonte estendida”, explica ele.

Campo de visão do Telescópio Espacial Kepler. (Imagem: NASA)

No entanto, há um importante obstáculo a ser superado.

“Deveríamos transportar o telescópio com um coronógrafo solar a uma distância extraordinária do Sol”, explica Turyshev. E, para colocar as coisas em perspectiva, você deve saber que a Voyager I (a sonda espacial lançada em 1977) atualmente está a apenas cerca de 123 unidades astronômicas da Terra, tendo atingido as bordas do sistema solar em 2012, e é objeto artificial mais longínquo já enviado. Um grande desafio para o telescópio solar de lentes gravitacionais.

“Continuaremos a apresentar a missão de geração de imagens SGL à comunidade científica para obter suporte mais amplo. Como essa missão é a única maneira de visualizar um exoplaneta potencialmente habitável em detalhes, estamos, portanto, vendo o interesse público e o entusiasmo significativos que poderiam motivar o necessário financiamento governamental e privado”, disse Slava Turyshev.

“Nossa missão, contudo, busca uma visão mais aprofundada da questão ‘Estamos sozinhos no Universo?'”