Coronavírus: simulação mostra como ele se espalha após uma tosse

Erik Behenck
Simulação mostra o Coronavírus se espalhando pelo ar.

Pesquisadores da Finlândia realizaram uma simulação em computador mostrando como uma simples tosse pode espalhar um vírus pelo ambiente. No modelo, a simulação alarmante mostra o Coronavírus causando uma nuvem de partículas verdes por cima das prateleiras e tomando conta dos corredores.

Por mais que esse vídeo seja interessante, como essa é uma doença nova, ainda não é possível fazer muitas afirmações sobre o modo como ela atua no organismo, tampouco a forma como acontece a contaminação. Assim, pesquisadores acreditam que seja importante considerar, mas com ressalvas.

O contato próximo é o mais perigoso

No vídeo divulgado pelos pesquisadores, a tosse espalha gotas tão pequenas que são capazes de se moverem livremente pelo ar. Conforme o professor de epidemiologia e saúde da comunidade na Universidade de Minnesota, Kumi Smith, o resultado não é uma verdade absoluta.

Segundo Smith, o maior risco em relação a contaminação pelo Coronavírus, envolve o contato próximo às pessoas, isso inclui conversas, por exemplo. Assim, gotículas podem ser transmitidas por meio de tosse ou espirros, onde a transmissão acontece se as pessoas estiverem menos de um metro próximas.

Porém, atualmente existem poucas evidências sobre a forma como o Novo Coronavírus se espalha pelo ar, ainda assim, o modelo desenvolvido pelos finlandeses é interessante e demonstra a importância do isolamento e distanciamento para evitar a contaminação.

O professor de medicina preventiva e doenças infecciosas no Vanderbilt University Medical Center, William Schaffner, disse que as partículas que se espalham pelo ar chegam mais longe, mas a transmissão “provavelmente não acontece com muita frequência”, analisou.

Máscaras ajudam controlar a disseminação do Coronavírus

Conforme Schaffner, o modelo desenvolvido pelos pesquisadores finlandeses é interessantes, mas se todos utilizassem máscaras ou outros adereços faciais, o problema estaria resolvido. Os dois acreditam que as máscaras ajudam a controlar a origem do Coronavírus, já que com elas fica mais fácil de evitar a contaminação.

Ainda assim, os especialistas acreditam que as máscaras são mais eficazes para “impedir o vírus de sair do portador” do que proteger as pessoas. Mas, como nem todas as pessoas sabem que estão infectadas, então todas as pessoas deveriam fazer a utilização de algum item no rosto.

Tome cuidado com familiares e amigos

Muitas pessoas acreditam que o Coronavírus venha de longe, mas é preciso ficar atento porque a doença também pode ser transmitida por familiares e amigos.

“Temos a tendência de relaxar a guarda com pessoas com quem estamos mais familiarizados”, como pessoas que costumam frequentar nossas casas, disse Smith, “mas é aí que as transmissões estão ocorrendo”, contou.

Ainda segundo o especialista, a utilização de máscaras pode dar uma falsa sensação de segurança. Aliás, não é porque está vestindo uma destas que poderá chegar perto das outras pessoas, pelo contrário, o afastamento deverá ser mantido. Por fim, embora as conversas mais distantes sejam estranhas, principalmente com pessoas que somos íntimos, é preciso manter as relações dessa maneira.

É importante lembrar que até o momento não existe nenhuma vacina ou medicamento que evite a doença.

Compartilhar