Viver perto do mar melhora a sua saúde mental, mostra estudo

Milena Elísios
Viver perto do mar é bom para a sua saúde mental, mostra estudo. (Imagem: Putra Arin Wiratama / Pexels)

Um dia na praia traz alegria a visitantes de todas as idades. Quem gosta de passar férias em oceanos, lagos e até piscinas pode atestar o poder da água para inspirar relaxamento e promover o rejuvenescimento pessoal. Agora, um estudo publicado na revista Health & Place mostrou que viver perto do mar melhora a sua saúde mental. O estudo constatou que aqueles que vivem a menos de um quilômetro de distância do oceano tinham 22% menos probabilidade de relatar problemas como depressão e ansiedade em comparação com aqueles que vivem a cerca de 48 quilômetros da água.

Os pesquisadores relataram que a vida costeira pode ser especialmente importante para famílias de baixa renda. O estudo mostrou que pessoas de baixa renda têm 40% menos probabilidade de apresentar sintomas de doença mental se morarem perto do mar, em comparação com as de mesma renda que vivem longe do mar.

LEIA TAMBÉM: Natureza beneficia bem-estar e saúde da população, mostra pesquisa

“Quando se trata de saúde mental, essa zona ‘protetora’ da vida costeira” pode desempenhar um papel útil para ajudar a nivelar o campo de jogo entre pessoas de alta e baixa renda “, disse o principal autor do estudo, Jo Garrett, ao BT.

art beach beautiful clouds 269583
(Imagem: Pixabay)

Viver perto do mar e da natureza te faz bem

Os pesquisadores também acreditam que sua análise apóia estudos anteriores que mostram os benefícios para a saúde mental de ter acesso à natureza.

Este tipo de pesquisa é muito importante, não só para o bem estar das pessoas, como também é vital para convencer os governos a proteger, criar e incentivar o uso dos espaços costeiros.

LEIA TAMBÉM: Dieta mediterrânea é responsável por envelhecimento saudável

“Precisamos ajudar os políticos a entender como maximizar os benefícios de bem-estar dos espaços azuis nas cidades e garantir que o acesso seja justo e inclusivo para todos, sem danificar nossos frágeis ambientes costeiros”, escreveram os pesquisadores em seu artigo.

Mas se você não pode viver na praia, existem outras coisas que pode fazer. Pesquisas anteriores descobriram que estar próximo, dentro, sobre ou sob a água por qualquer período de tempo reduz o estresse e a ansiedade, aumenta nosso bem-estar e felicidade e reduz as chances de ter doenças cardíacas e respiratórias.

O estudo foi publicado na revista Health & Place, clique aqui para acessá-lo.

Compartilhar