Superlua rosa atingirá seu apogeu nesta quarta-feira

Milena Elísios

A superlua rosa estará visível já a partir desta noite (7 de Abril) e irá proporcionar um verdadeiro espetáculo até a próxima quinta-feira. Apesar de receber este título, a lua não ficará rosa, nem perto disso, na verdade. Entretanto, nosso satélite natural estará maior e mais brilhante que todas as luas cheias de 2020.

Se a lua não fica rosa, por que recebe este nome?

Uma lua cheia acontece a cada 29 dias, quando a Terra está entre o sol e a Lua, de forma que é possível ver a lua completamente iluminada. Acontece que desta vez estamos tendo uma super lua e também uma lua cheia pois a Lua estará em perigeu: o ponto mais próximo possível de nós em sua órbita elíptica.

Uma super lua pode parecer até 7% maior que a Lua cheia média e 15% mais brilhante também. Isso é bastante empolgante para os astrônomos, mesmo que a diferença nem sempre pareça dramática da Terra.

LEIA TAMBÉM: Animais ficam estranhos durante eclipses solares e lunares

Este evento lunar está sendo chamado de ‘rosa’, nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata (também conhecida como musgo rosa), que possui flores róseas e floresce nesta época do ano.

Apesar de a superlua rosa, não possuir essa cor, ela estará maior e mais brilhante. (Imagem: Hypeness)
Apesar de a superlua rosa, não possuir essa cor, ela estará maior e mais brilhante. (Imagem: Hypeness)

Como posso observar a superlua rosa?

O apogeu da superlua Rosa irá acontecer nesta quarta-feira, dia 8 de Abril, quando a Lua estará cheia em sua totalidade. A melhor forma de apreciar o evento é estar em um ponto mais alto em sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, visto que, o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer muito maior do que de costume.

Embora o efeito pareça menos impressionante, nada te impede de observar a superlua quando ela estiver alta no céu. Para observa-la no Brasil, basta olhar na direção do Leste a partir das 18:50. Você não vai precisar de um telescópio.

Compartilhar