Cisne se recusa a abandonar parceiro preso em linha de pipa; veja vídeo

Giovane Sampaio
Imagem aérea dos dois cisnes, onde um se encontrava preso e o outro se recusava a abandoná-lo. (Imagem: Live Leak)

Na cidade chinesa de Zhengzhou, o fotógrafo da vida selvagem Ou Junzhang presenciou um cisne macho preso em uma linha de pipa e procurou ajuda de funcionários de uma organização de proteção de zoológicos.

De acordo com o vídeo divulgado pelo Live Leak, a operação de resgate durou várias horas e se tornou viral na web.

Segundo o fotógrafo, os funcionários da organização de proteção animal que chegaram em um barco demoraram a pegar os pássaros, que estavam escondidos nos juncos.

No final, equipes de resgate e veterinários, na frente de uma multidão de espectadores, conseguiram pegar os dois cisnes e libertá-los, já que, pela lógica, o outro também estava preso, já que se recusava de todas as formas a abandonar seu parceiro. [Homem encontra águia com GPS e rastreia locais que ela visitou por 20 anos]

Autoridades locais de conservação da vida selvagem disseram, mais tarde, que o casal de cisnes provavelmente pararam no lago durante a migração.

(Imagem: Live Leak)

Quem são os Cisnes?

Em toda parte, o cisne (Cygnus olor) é uma espécie rara que precisa de proteção, mas na Europa é comum em locais onde as aves são alimentadas. Em alguns países, como na Rússia, a espécie está listada como em perigo de extinção em determinadas localidades.

Antigamente, os pássaros eram caçados ativamente – a carne de cisne era considerada uma iguaria, o cotão de cisne também era muito apreciado. Depois que o cisne se tornou extremamente raro devido à cruel caça, perdeu seu valor comercial.

O cisne é um pássaro pacífico e facilmente domesticado, por isso é frequentemente mantido em gaiolas ou, alimentando-se regularmente, em reservatórios abertos nos parques. Em muitas partes da Europa, as aves são alimentadas a céu aberto, e foram quase ‘domesticados’. [Floresta tropical pré-histórica é descoberta na Antártica]

Os cisnes podem alcançar até 28 anos de idade quando domesticados, na natureza, contudo, muito menos, somente 10 anos.