Tubarão-tigre de meia tonelada é capturado na costa brasileira; vídeo

Ruth Rodrigues

Pescadores fisgaram um tubarão-tigre na costa brasileira. O incidente aconteceu na terça-feira (31/03), na cidade de Linhares, Praia da Regência, situada no estado do Espírito Santo.

O animal capturado era macho, já estava em sua fase adulta, tinha 3 metros de comprimento e chegava a pesar cerca de 500 kg.

Ao saírem do mar trazendo o tubarão-tigre, os pescadores conseguiram chamar a atenção dos banhistas que estavam no local e rapidamente ficou uma aglomeração pessoas ao redor do animal. Por ter um grande porte, foi necessário a ajuda de várias pessoas para que retirassem o animal (ainda vivo) do mar.

Um dos pescadores mais antigos que estava presente no barco que capturou o tubarão-tigre já trabalhava em alto mar há mais de 12 anos, mas nunca havia pego um animal desse tamanho ou dessa espécie. Em entrevista ao portal G1, sua esposa, Miriam Nascimento, falou: “Ele pesca a quatro milhas da costa. Chegando lá, o tubarão estava preso na rede dele. Foi a primeira vez, ele ficou satisfeito. Pegar um tubarão é um troféu, né?”.

Ao ser questionado sobre a captura do tubarão-tigre, Leônidas Carlos, presidente da Associação de Pescadores de Regência (APR), relatou sobre imprudência e crime cometido pelos pescadores. Segundo ele: “Foi o primeiro capturado em 2020, mas esse tipo de tubarão sempre aparece no outono e no inverno. Além de estarem errados ao pescar, devemos lembrar que este tipo de tubarão é perigoso e pode atacar as pessoas”.

394f0899 e4dc 42f0 84cb 7b9ff71d9d3f
Foto mostra comparação entre o tamanho de um homem adulto e o tubarão pescado em Regência. (Imagem: G1/Arquivo Pessoal)

Conhecendo um pouco mais sobre o tubarão-tigre

Perigoso e altamente letal, o tubarão-tigre é considerado um dos maiores predadores em alto mar. Apesar de acontecerem raramente, esses animais podem sim realizar ataques mortais. Está em terceiro lugar na lista dos animais mais perigosos do mundo.

Vivem em ambientes de águas tropicais e subtropicais ao redor do mundo, por isso, pode ser considerado uma espécie cosmopolita. Apesar de terem uma alimentação variada, esses animais são conhecidos por ingerirem de tudo, um pouco.

No meio científico, é conhecido por Galeocerdo cuvier e, no Brasil, o tubarão-tigre é mais encontrado nas praias do Nordeste, mas se espalham por toda a costa brasileira. Além de serem bastante agressivos, esses animais são muito curiosos, principalmente com relação a mergulhadores e banhistas.

Mas porque possui esse nome?

Quando observados de muito perto, esses animais exibem linhas pretas ao longo da sua parte dorsal, semelhantes as do tigre. No entanto, com o avançar dos anos, o tubarão-tigre vai envelhecendo e com isso, perdendo suas listras, ou seja, elas vão desaparecendo de acordo com sua idade.

Possuem um corpo robusto e delgado, o que dificulta na hora de estimar seu peso a olho nu. A coloração do seu corpo varia de acordo com a água do local onde vive, podendo ser entre um cinza escuro ou cinza com leves tons de marrons, que realçam suas listras.

LEIA TAMBÉM: Peixe-bruxa é o único animal a sobreviver ao ataque de tubarão

Compartilhar