Por que os bebês chutam no útero?

Damares Alves
Afinal, por que os bebês chutam? Os movimentos fetais estão intimamente ligados ao desenvolvimento saudável do bebê. (Imagem: um feto humano após a 16° semanas da fertilização. Lennart Nilson)

O primeiro chute na barriga da mãe pode ser surpreendente, como o lembrete de que uma nova vida se desenvolve dentro dela. Mas você, por que os bebês chutam no útero?

De acordo com um artigo publicado na revista Ultrasound in Obstetrics & Gynecology, os bebês começam a se mover no útero a partir da sétima semana. À medida em que vão se desenvolvendo, os eles gradualmente adicionam mais movimentos ao seu repertório, como soluços, movimentos de braços e pernas, alongamentos, bocejos e até passam a chupar o dedo. Mas a mãe sentirá os movimentos mais fortes somente após a 16° ou 18° semana de gravidez, quando o feto estiver mais forte.

Afinal, por que os bebês chutam no útero?

Os cientistas ainda não estão certos se os movimentos fetais são voluntários ou involuntários. Existe todo um campo de pesquisa dedicado a descobrir por que os bebês chutam no útero. Para saber se eles estão no controle de seus movimentos ou se esses movimentos são apenas um reflexo.

(househark / YouTube)
(househark / YouTube)

Um estudo em realizado em fetos de ratos, publicado na Nature em 2016 mostra que os movimentos fetais ajudam os fetos a “mapear” seu corpo e explorar seus arredores. Já um outro artigo publicado por pesquisadores do Reino Unido no ano passado mostra que, bem como os outros mamíferos, o mesmo ocorre com fetos humanos. Este último artigo também mostra que a interrupção dos padrões destes movimentos pode causar danos ao desenvolvimento cerebral dos bebês.

LEIA TAMBÉM: Bebês que mamam leite materno desenvolvem cérebro melhor, estudo

Outros estudos mostram que a falta de movimento fetal pode levar a uma variedade de distúrbios congênitos, como articulações encurtadas e ossos finos, suscetíveis à fratura.

Os pequenos podem chutar muito forte

Em um estudo publicado no Journal of the Royal Society Interface pesquisadores descobriram que o impacto do chute do bebê aumenta 2 kg de força na 20° semana e 4 kg de força em 30 semanas. Mas depois deste período, curiosamente, a força do chute do bebê diminui para pouco menos de 1 kg. Os cientistas suspeitam que a diminuição do movimento ocorra devido a diminuição espaço para o bebê se movimentar.

Acima, uma animação feita a partir de exames de ressonância magnética mostrando pontapés fetais em vários estágios de desenvolvimento. (Imagem: © Stefaan W. Verbruggen, et al./Journal of the Royal Society)
Acima, uma animação feita a partir de exames de ressonância magnética mostrando pontapés fetais em vários estágios de desenvolvimento. (Imagem: © Stefaan W. Verbruggen, et al./Journal of the Royal Society)

Muito mais que chutes

Os bebês estão fazendo muito mais coisas do que apenas chutar e dar socos na barriga. A partir de determinado estágio da gestação os bebês passam a abrir e fechar os olhos, dar grandes soluços, e até mesmo a fazer movimentos respiratórios.

 Enquanto o bebê ainda não estiver respirando ar, ele realizará o mesmo movimento, porém com líquido amniótico. Os bebês que não realizam esse movimento geralmente têm dificuldade para respirar quando nascem, pois não desenvolveram bem os músculos do peito.

LEIA TAMBÉM: China confirma o nascimento de um terceiro bebê editado por CRISPR

Um estudo, publicado em 2001 na revista Human Fetal and Neonatal Movement Patterns, sugeriu que os meninos podem se movimentar mais no útero do que as meninas. O número médio de movimentos das pernas foi muito maior nos meninos em comparação às meninas nas 20, 34 e 37 semanas, segundo o estudo.  Entretanto, é importante observar que este estudo teve uma amostra pequena de fetos analisados e por isso, seria precipitado afirmar que de fato há uma relação entre gênero e movimento fetal.

Talvez sentir um bebê se movendo e chutando o útero seja uma sensação estranha, mas é simplesmente um sinal de desenvolvimento saudável.

Os artigos científicos estão linkados em palavras-chave no texto.

Compartilhar