Perda de olfato está relacionada à infecção por Coronavírus

Giovane Sampaio
(Imagem: Universidade de East Anglia)

Em muitos casos, a perda de olfato é o único sintoma claro da infecção por Covid-19, razão pela qual os médicos sugerem usá-la para identificar portadores ocultos da doença.

A perda da capacidade olfativa – anosmia – em 40% dos casos está associada a uma infecção viral. Não é de surpreender que o novo surto de Covid-19 seja acompanhado por anosmia em muitos pacientes. Esse sintoma pode ser usado para identificar portadores ocultos de coronavírus que não mostraram sinais mais óbvios da doença e permanecem contagiosos para os outros.

Esta afirmação foi feita por um grupo de médicos liderados pela professora Clare Hopkins (Presidente da Sociedade Britânica de Otorrinolaringologia (BRS)) e pelo Presidente da Associação Britânica de Otorrinolaringologia (BAO) Nirmal Kumar (Nirmal Kumar).

Os médicos se referem aos dados do Covid-19 na Coréia do Sul, onde os exames são realizados com cuidado especial e demonstram que cerca de um terço dos pacientes apresentam perda da percepção olfativa (e com eles o sabor dos alimentos) foi um dos sintomas mais pronunciados. Segundo eles, relatos de otorrinolaringologistas dos EUA, França e Itália também indicam um forte aumento na anosmia.

Os jovens toleram o Covid-19 com relativa facilidade, geralmente sem mostrar sinais vívidos da doença, continuando a levar uma vida ativa – e os portadores remanescentes do vírus. Esses “portadores ocultos”, sem perceber, contribuem para a disseminação da doença. Portanto, os médicos prestam muita atenção à perda de olfato e paladar: esse sintoma facilmente distinguível permitirá que você note um portador escondido.

Além disso, os médicos britânicos lembram que, segundo alguns relatos, os corticosteróides – medicamentos hormonais usados ​​para tratar certas doenças do trato respiratório superior – podem aumentar a gravidade das infecções por rinovírus e coronavírus, e são aconselhados a prescrevê-los com muita cautela no contexto de uma pandemia em andamento.

Compartilhar