Antigos gregos dizimavam os mais vulneráveis quando haviam epidemias

The Conversation
(Imagem: A Peste de Atenas, Michiel Sweerts, c. 1652–1654)

Com a disseminação do coronavírus, o mundo está cada vez mais consciente da extensão em que os seres humanos estão interconectados. A rápida disseminação do vírus destacou o quanto somos dependentes um do outro, não apenas pelas necessidades biológicas básicas, mas também pelo nosso senso de pertencimento e até comércio.

Não há nada novo sobre esse nível de interdependência.

Como historiadores do cristianismo primitivo, sabemos que a partir do século VI AEC, as pessoas nas antigas cidades-estados gregas, ou polis, estavam profundamente conscientes dessa dependência. Eles lidaram com a propagação de doenças como resultado de viver em locais próximos.

A intimidade da interação humana significava que a cidade era vista não apenas como uma comunidade de co-moradores, mas como uma espécie de corpo. A cidade-estado grega, assim como o corpo humano, era protegida por uma camada externa.

Os socialmente marginalizados estavam mais ameaçados quando esse corpo era atacado por uma doença – algo que é compartilhado na situação de hoje.

A cidade como um corpo

Para as cidades-estados, o limite eram as suas muralhas. Patrulhar quem entrou no corpo era importante para as cidades e para o seu povo.

A maneira como as pessoas pensavam em proteger as cidades-estados era praticamente a mesma que imaginavam defender o corpo contra doenças.

Se uma cidade sofreu um desastre, como a fome ou uma praga, assim como o corpo precisava ser purgada ou purificada com sangue ou fogo.

A maneira de purificar a polis era um ritual conhecido como “pharmakos”.

Antigos gregos dizimavam os mais vulneráveis quando haviam epidemias.
A cidade era vista como um corpo que precisava de proteção contra doenças. (DcoetzeeBot/Domínio Público)

Purificando a cidade

O exemplo mais detalhado desse ritual é encontrado em fragmentos de uma obra do poeta grego do século VI Hipponax, que morava em Cólofon, uma cidade da Ásia Menor – a Turquia moderna.

Frequentemente, duas pessoas eram selecionadas, uma masculina e uma feminina, para servir como representantes de cada gênero. Mitos posteriores descrevem como os selecionados eram geralmente a elite da sociedade – reis, príncipes ou virgens -, que geralmente eram sacrificados.

Mas a realidade era muito diferente. Pesquisas modernas do fenômeno concluíram que a pessoa selecionada era geralmente um prisioneiro, talvez um criminoso ou talvez um prisioneiro de guerra, um escravo, uma pessoa com deficiência ou um marginal social. Eles foram frequentemente descritos, por exemplo, pelo poeta bizantino do século XII, John Tzetzes, como deformados ou excessivamente feios.

O dramaturgo Aristófanes escreve em “Cavaleiros” que eles eram “extremamente baixos, sem um tostão e inúteis”. Comentários antigos e anônimos sobre essa passagem sugerem que foram aqueles “maltratados pela natureza” que foram alvos dos rituais.

Essa pessoa seria alimentada com a comida de baixa qualidade dos escravos. Ele ou ela seria espancado com galhos de uma figueira selvagem e expulso da cidade.

Em alguns casos, as vítimas não eram apenas espancadas e exiladas, mas também mortas. O autor do século II DEC, Philostratus, nos diz que em um surto de peste em Éfeso, um mendigo foi apedrejado até a morte.

Acreditava-se que esses rituais serviram para limpar a cidade das fomes ou pragas que a afligiam.

Segundo o classicista Jan Bremmer, rituais como esse aconteciam em todo o mundo greco-romano.

Linguagem médica

O que é digno de nota é que, na sua raiz, o significado da palavra grega “pharmakos” é “droga”, um remédio curativo ou um veneno. Não está claro para os estudiosos modernos se a pessoa designada como ‘farmacêutica’ foi vista como um veneno e a raiz dos problemas da cidade ou se foi vista como a cura da cidade.

Em ambos os casos, a palavra pharmakos descreve o ritual em linguagem explicitamente médica.

Essa natureza dupla dos pharmakos está de acordo com os antigos entendimentos médicos das drogas como extremamente poderosos e capazes de matar e curar.

Boulanger Gustave Clarence Rudolphe The Slave Market
Escravos gregos foram sacrificados para livrar a cidade de doenças. (Beetjedwars/Domínio Público)

Paralelos com hoje

Esse relato da polis grega nos mostra que a proteção do corpo da cidade-estado dependia do sacrifício dos oprimidos socialmente, que tem paralelos com a situação hoje.

A maneira mais eficaz de permanecer relativamente seguro contra o coronavírus é praticar o distanciamento social. Mas isso só pode ser feito por aqueles que têm empregos que lhes fornecem licença médica remunerada ou a flexibilidade de trabalhar remotamente.

Para os sem-teto, assalariados por hora e outros, isso não é uma opção. Na China, os trabalhadores migrantes rurais, que já enfrentavam pressões financeiras, agora não conseguem encontrar trabalho nas principais áreas urbanas por medo de estarem portando o vírus.

Nos Estados Unidos, os pobres são mais suscetíveis às consequências mais negativas de uma crise de saúde pública. Eles também são os que têm maior probabilidade de enfrentar desigualdades crescentes como resultado da pandemia.

A crescente emergência de saúde pública de hoje nos convida a pensar criticamente sobre os valores sociais que muitos de nós pensamos ter deixado no passado – embora existam muito no presente.

Escrito por Meghan Henning e Candida Moss em The Conversation. Licença sob Creative Commons.

Compartilhar