Pesquisa revela que tipo sanguíneo A é mais vulnerável ao Coronavírus

SoCientífica
(Imagem: Shutterstock)

Cientistas chineses identificaram uma conexão entre o tipo sanguíneo de uma pessoa e suas chances de contrair o coronavírus. Eles coletaram amostras de 2.173 pacientes com Covid-19 confirmados de dois hospitais em Wuhan e um em Shenzhen.

Segundo o South China Morning Post, as pessoas com sangue tipo A são as mais vulneráveis. Eles têm aproximadamente 20% mais chances de serem infectados com coronavírus do que pessoas com outros tipos sanguíneos. E a doença em si é mais grave.

Dos 1775 pacientes infectados com Covid-19 em um dos hospitais de Wuhan, 37,73% eram do tipo sanguíneo A. Um padrão semelhante também foi observado nos outros dois hospitais.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus faz danos irreversíveis a alguns pacientes, pesquisa mostra

Dos 206 pacientes que morreram, o grupo sanguíneo A estava em 85 pessoas. Ao mesmo tempo, pessoas com o tipo sanguíneo O possuem chances menores de adoecer. Mas, apesar disso, continua em perigo caso for exposto ao vírus. Por ser uma pesquisa recente e em um contexto específico, não deve-se relaxar em tomar cuidados para não se infectar.

Tipo sanguíneo O teve um risco significativamente menor para a doença do Coronavírus em comparação com outros tipos.
Tipo sanguíneo O teve um risco significativamente menor para a doença do Coronavírus em comparação com outros tipos. (Imagem: Shutterstock)

Em Wuhan, uma cidade com uma população de 11 milhões de pessoas, 32% da população tem sangue tipo O e 34% tem A. Entre os infectados com coronavírus, esses números foram de 38% e 25%, respectivamente.

Não relaxar e não entrar em pânico

No entanto, os especialistas alertam que esses são apenas dados preliminares que requerem maior desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM: Brasil está desenvolvendo vacina contra novo coronavírus

O pesquisador Gao Qigndai, do Laboratório Estadual de Hematologia Experimental de Tianjin, pede às pessoas, mesmo que os dados sejam finalmente confirmados posteriormente, que não entrem em pânico, porque isso não significa que elas serão infectadas. E, da mesma forma, o grupo sanguíneo O não deve relaxar, já que também continua sendo vulnerável. É preciso, ainda, tomar todas as medidas de precaução.

Compartilhar