Gato selvagem enfrenta uma jiboia pela sobrevivência

Erik Behenck

Um vídeo gravado em Las Lajistas, na Argentina, mostra o momento em que um gato selvagem enfrenta uma jiboia pela sobrevivência. A cena foi fotografada e filmada por dois homens que passavam pelo local. Moradores locais tentaram auxiliar o gato que estava sendo sufocado pelo réptil.

O animal, um gato-mourisco, foi enrolado pela cobra no meio de uma estrada de terra e começou a gritar muito alto, fazendo força para escapar. Será que a dupla conseguiu desenrolar o animal que estava sofrendo? Confira a seguir o desenrolar dessa história curiosa.

Gato selvagem enfrenta uma jiboia e sobrevive

A história do gato selvagem e da jiboia terminou com um final feliz para o lado do felino. “Entre duas pessoas, eles conseguiram desembrulhar a jiboia e liberar o animal”, contou o guarda florestal Sole Rojas, responsável por compartilhar o vídeo.

Ele lembrou que lidar com cobras nunca é fácil, já que são animais muitas vezes venenosos e muito fortes. “É sempre um risco, mas as pessoas na área sabem como manipular animais selvagens e essa jiboia não é venenosa”, explicou.

A cena inicialmente foi flagrada por quatro pessoas, mas foram necessárias mais quatro para executar a operação. Assim, conseguiram separar os dois animais e o gato selvagem foi libertado.

Onde aconteceu o incidente?

Naquela região até pode ser comum quando um gato selvagem enfrenta uma jiboia, já que em Salta, no Noroeste da Argentina existem três parques nacionais: Parque Nacional de El Rey, Reservatório Nacional de Pizarro e o Parque Natural de Los Palmares. A disputa pode ter acontecido em qualquer um deles.

O gato que foi flagrado lutando pela sobrevivência é uma espécie natural do sul do Texas, nos Estados Unidos e no litoral do México, além do extremo sul da região norte da Argentina. A notícia foi veiculada no The Sun.

gato selvagem jiboia

O poder das jiboias

Chama atenção que as jiboias fêmeas podem ser maiores do que os machos, medindo de 2,1 até 3 metros, enquanto os machos medem de 1,8 até 2,4 metros. Estão entre as maiores serpentes do planeta, sendo a segunda maior espécie de cobras do Brasil, por exemplo, ficando somente atrás da sucuri.

A caça as jiboias é proibida na Argentina, ainda assim, a espécie sofre muito com ataques realizados por agricultores, que ficam com medo delas em meio as plantações. É ainda considerada uma subespécie ameaçada, já que sofre muito com a caça ilegal e com capturas devido a sua pele.

E o gato selvagem?

Quanto maior for a jiboia, maior serão as presas atacadas por ela, existem algumas que podem comer macacos, javalis ou veados. Elas não são animais dos mais rápidos, então não caçam suas presas, preferem montar armadilhas e saltar sobre elas quando a oportunidade aparece.

O jaguarundi, chamado de gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro, que vem sendo listado pela União Internacional para a Conservação da Natureza com risco de desaparecimento. Pode medir de 53 até 77 centímetros, sendo que apenas a cauda pode medir de 31 até 60 centímetros, pesando entre 3,5 e 9,1 quilos.