Tecnologia de invisibilidade já existe, mas ainda não torna pessoas invisíveis

Erik Behenck
Tecnologia de invisibilidade já existe

Foi lançado recentemente uma nova versão do clássico romance de H. G. Wells, que levantou debates em relação a tecnologia e sobre como ela pode ser camuflada no mundo real. A história mostra um ex-marido querendo se vingar da antiga esposa. A tecnologia de invisibilidade já existe, embora ainda não seja possível aplicar em pessoas, conforme mostra o filme.

A história não é nova e “o homem invisível” não é real. A produção cinematográfica dá uma nova vida para esse roteiro já conhecido e aclamado. Clássico do gênero de terror, mostra a vítima lutando contra um inimigo que não pode ser visto, apenas marcas de suas mãos aparecem na porta do banheiro.

A tecnologia de invisibilidade já existe?

Na história de H.G. Wells, o vilão não pode ser visto, assim ele consegue entrar em um espaço cheio de gente e assustar suas vítimas, esse tipo de tecnologia de invisibilidade ainda não existe, quem sabe seja criada no futuro. Porém, desde que o livro original foi lançado, em 1897, a ciência e as pesquisas voltadas para este segmento evoluíram muito.

Já foram desenvolvidos materiais que conseguem dobrar a luz ao redor de um corpo, permitindo que ele possa desaparecer. Na produção lançada para os cinemas, utilizaram câmeras para gravar e projetar imagens do que estava atrás dos objetos, fazendo com que os próprios objetos desaparecessem. É algo interessante, mas existem outras opções.

Por enquanto, esse a tecnologia de invisibilidade serve apenas para camuflar objetos por determinados ângulos. Dependendo dos casos, podem desfocar o fundo, funcionando melhor com objetos que não se movem. Ainda assim, esse segmento tem evoluído cada vez mais.

É possível fazer algo desaparecer totalmente

Se você utilizar quatro lentes espaçadas de maneira correta, poderá fazer algo desaparecer totalmente. Essa solução foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Por meio das lentes é possível dobrar a luz, criando um ponto cego entre elas.

Embora seja bem interessante, esse modelo ainda apresenta uma falha. Por exemplo, ao colocar sua mão fora do ponto cego, ou desviando os olhos da lente, o objeto escondido irá aparecer. É uma tecnologia conhecida como capa de invisibilidade.

Outra tecnologia de invisibilidade existente funciona com a utilização de matamateriais, conhecidos desta forma porque possuem propriedades não localizadas na natureza. São capazes de curvar a luz, assim é possível “esconder” um objeto. Mas, esse modelo serve apenas para determinada onda de luz.

E tem mais uma possibilidade de dobras a luz. A Hyperstealth Biotechnology, com sede no Canadá, desenvolveu uma fina folha de material que consegue apresentar o mesmo efeito. A grande vantagem é que funciona com todos os comprimentos de onda da luz visível, permitindo a criação de um ponto cego.

O modelo apresentado no parágrafo acima tem uma desvantagem. Para que a invisibilidade seja criada os objetos precisam ter certa distância para desaparecerem, e caso se movam, podem reaparecer. A tecnologia de invisibilidade tende a continuar evoluindo nos próximos anos, para que seja possível sua aplicação nos mais variados objetos.

Compartilhar