Astrônomos presenciaram a explosão mais poderosa do universo

SoCientífica
(Imagem: X-ray: Chandra: NASA/CXC/NRL/S. Giacintucci, et al., XMM-Newton: ESA/XMM-Newton; Radio: NCRA/TIFR/GMRT; Infrared: 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF)

Astrônomos registraram as consequências da explosão mais poderosa conhecida pela ciência no universo, que é inferior em energia liberada apenas para o Big Bang, que resultou no universo que conhecemos hoje. 

Os cientistas relataram a descoberta no The Astrophysical Journal e disseram que a explosão foi desencadeada por um buraco negro supermassivo a 90 milhões de anos-luz de nós, no aglomerado galáctico de Ophiuchus.

Especialistas disseram que sua energia era cinco vezes maior que a registrada no registro anterior. Ao mesmo tempo, a explosão não foi simultânea, disseram os pesquisadores: foi mais como uma erupção / queima lenta por centenas de milhões de anos.

LEIA TAMBÉM: Físicos criam o Big Bang em laboratório por acidente

“Já vimos flashes nos centros das galáxias, mas este é realmente monstruoso. E não sabemos o motivo de ser assim”, admitiu honestamente um dos autores da publicação.

“Os dados do rádio se encaixam dentro dos raios X como uma mão em uma luva”, disse o co-autor do estudo Maxim Markevitch, da NASA, em um comunicado comunicado. “Este é o argumento decisivo que nos diz que uma erupção de tamanho sem precedentes ocorreu aqui”.

A equipe sugeriu que a maior explosão no universo pós Big Bang foi causada pelo núcleo galáctico ativo (AGN), que passa por uma fase de alta energia. Quando o surto ocorreu, ele abriu um buraco de uma escala sem precedentes no plasma circundante. Para criar essa cavidade, foram necessários 5 × 10 54  joules. Para comparação: o consumo total de energia da humanidade é de aproximadamente 6 × 10 20  joules.

“De certa forma, essa explosão é como a erupção de St. Helens em 1980, quando o topo da montanha foi arrancado”, disse a líder do estudo Simone Jatsintucci, do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, no mesmo comunicado. “A principal diferença é que na “cratera” poderiam ser acomodadas 15 galáxias da Via Láctea.”

LEIA TAMBÉM: O tempo já existia antes do Big Bang, é o que uma pesquisa sugere

Compartilhar