Você consegue ver o leopardo? Quase ninguém consegue

Giovane Sampaio
(Imagem: Parque Nacional Terra do Leopardo/The Siberian Times)

Há um leopardo siberiano (Panthera pardus orientalis) na foto, mas poucos conseguem identificá-lo. E isso é bom.

A foto foi tirada no Parque Nacional Terra do Leopardo – criado pelo Kremlin para salvar leopardos na Rússia – pelo inspetor Andrei Troyanov, e, apesar de não se fazer crer, possui um leopardo camuflado na vegetação.

Leopardos siberianos estão há bastante tempo sofrendo ameaças contínuas de extinção. Com uma população de aproximadamente 120 espécimes selvagens, o leopardo depende de seu poder de camuflagem para escapar da caça e de predadores.

leopardo siberiano
Raros leopardos siberianos no Parque Nacional Terra do Leopardo. (Imagem: The Siberian Times)

Se sabe, até então, que apenas 86 adultos e 21 adolescentes leopardos vivem em seu habitat natural, e o futuro da espécie como animais selvagens – e não zoológicos – depende desses poucos sobreviventes.

A foto, que já rodou os quatro cantos da web, mostra que o felino está se saindo bem.

Esses felinos povoavam grande parte da Ásia, na península coreana, em províncias da China e ao leste da Rússia. Nessas regiões há vários grupos de animais mais fortes na cadeia alimentar, como humanos, tigres e ursos e cachorros. O leopardo acaba ficando vulnerável. Mas se eles se escondem tão bem quanto este, então há esperanças de sobrevivência para a espécie.

LEIA TAMBÉM: Cabeça de lobo de 32.000 anos perfeitamente preservada encontrada no permafrost siberiano

Poucas pessoas são realmente capazes de identificar o felino na foto. Mesmo presencialmente seria difícil, já que, como podemos ver, sua posição estratégica e cores se combinam com a vegetação.

“Infelizmente, é impossível ver bem o leopardo nesta foto (essa é a habilidade), mas ele está nela. E é possível encontrar”, disse o Parque numa publicação no Facebook.

E você, consegue identificá-lo? Se não, te ajudamos.

leopardo siberiano identificado
(Imagem: Parque Nacional Terra do Leopardo/The Siberian Times)

FONTE / The Siberian Times

Compartilhar