Vespas aprenderam a reconhecer rostos

SoCientífica
Vespas aprenderam a reconhecer rostos. (Imagem: CC0 Domínio Público)

Um grupo de pesquisadores demonstrou em seu estudo que vespas aprenderam a reconhecer rostos individuais entre seus pares, isso demonstra uma evolução na maneira como elas aprenderam a trabalhar juntas.

Cientistas da Universidade de Cornell utilizaram a técnica de genômica populacional para estudar a evolução da cognição das vespas Polistes fuscatus. As análises comportamentais mostram que a inteligência crescente das vespas forneceu uma vantagem evolutiva e lançam novos insigts sobre como a inteligência evolui em geral, o que tem implicações para muitas outras espécies – incluindo os humanos.

“A conclusão realmente surpreendente aqui é que as pressões de seleção mais intensas na história recente dessas vespas não lidam com o clima, pegam comida ou parasitas, mas melhoram ao lidar umas com as outras”, disse Michael Sheehan, professor de neurobiologia e comportamento e também autor sênior do artigo. “Isso é bem profundo.”

Muitos animais vertebrados podem reconhecer rostos individuais, pelo menos em algumas circunstâncias, mas entre os insetos, o reconhecimento facial é incomum. Este estudo explorou como e quando essa capacidade evoluiu analisando padrões de variações genéticas dentro das espécies.

As poucas espécies de insetos que conseguem reconhecer rostos compartilham uma característica: as sociedades comunais com várias rainhas. Em grupos comunitários com uma única rainha, como colônias de abelhas, os papéis são claros e cada indivíduo conhece seu lugar. Mas as vespas de papel podem ter cinco ou mais rainhas em um ninho e o reconhecimento facial ajuda essas rainhas a negociar umas com as outras.

Enquanto a pesquisa se concentrava em vespas de papel, a principal questão que Sheehan e seus colegas queriam responder era como a inteligência evolui em geral.

“Nossa descoberta indicou que a evolução cognitiva não é necessariamente incremental”, disse Sheehan. “Há mutações acontecendo que causam grandes mudanças. Isso sugere a possibilidade de que a rápida adaptação da capacidade cognitiva também possa ter sido importante em outras espécies, como a linguagem em humanos”.

O artigo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, clique aqui para acessá-lo.

Compartilhar