Pesquisadores da UFBA rastreiam DNA do coronavírus em apenas 3 horas

SoCientífica
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descobriu uma maneira de rastrear o DNA do Coronavírus no corpo de pacientes em apenas três horas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descobriu uma maneira de rastrear o DNA do Coronavírus no corpo de pacientes em apenas três horas. Anteriormente era necessários aguardar 48 horas para se obter o resultado do exame que utilizava o equipamento Real-Time.

A equipe de pesquisa que já havia sido pioneira na descoberta do Zica vírus através deste mesmo equipamento há cinco anos atrás, utilizou-se do Real Timer e de estudos científicos produzidos na China para orientar as análises.

O Real Timer realiza um processo chamado RT-PCR, que em resumo, é capaz de verificar se o material genético (RNA) da secreção respiratória contém o DNA do coronavírus. O diferencial que os pesquisadores baianos utilizaram para encurtar o tempo de diagnóstico foi ignorar a possibilidade de interferência de outros vírus, como o HIV e o ebola. Eles decidiram que o equipamento verificaria apenas o material genético do coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Quando haverá uma vacina contra o coronavírus? 5 perguntas respondidas

Para realizar a análise, os pesquisadores coletam a amostras de secreções respiratórias dos pacientes com suspeita da doença e resfriam à 4ºC. Depois, eles extraem o material genético das amostras e adicionam, sobre ele, os nucleotídeos que identificam a presença ou não do coronavírus. E em apenas três horas os resultados são obtidos.

O pesquisador e virologista Gúbio Soares, que coordena a pesquisa, conta que como não houveram de casos da infecção no Brasil, foram utilizadas substâncias formadas por nucleotídeos – material que compõe o código genético – preparadas para reconhecer regiões genéticas do vírus. Os pesquisadores preveem a possibilidade de realizar a análise de cerca de 90 amostras por mês.

Segundo Gúbio Soares, este processo que pode ser realizado na UFBA, e até o momento é a forma mais eficiente para diagnosticar a doença. Essa agilidade no diagnóstico pode reduzir tempo de isolamento dos pacientes.

LEIA TAMBÉM: Equipe médica de Wuhan mostra marcas causadas por equipamentos

Compartilhar