Esta estrutura de madeira é a mais antiga já descoberta na história

Giovane Sampaio
(Imagem: Jaroslav Peska/Science Direct)

Cientistas encontraram a estrutura de madeira mais antiga da história, um poço feito de um carvalho cortado há cerca de 7.275 anos.

Dentro do poço foram encontrados cerâmicas, também, que são datadas do início da Idade Neolítica, mas não foram encontrados vestígios de assentamentos desse período nas proximidades. Isto sugere que o poço provavelmente forneceu água para vários assentamentos que ficavam próximos.

O poço, composto por quatro colunas de canto e fileiras de tábuas que o revestem, foi encontrado durante a construção em uma rodovia perto de Ostrov, na República Tcheca, segundo o autor principal do estudo, o arqueólogo Jaroslav Peska.

“De acordo com nossas descobertas, com base particularmente em dados dendrocronológicos, podemos dizer que os troncos das árvores utilizadas na madeira foram abatidos nos anos 5255 e 5256 AEC”, explicou o arqueólogo Jaroslav Peška,

Ao longo de milhares de anos, o poço foi entupido com lama no topo, por isso os arqueólogos tiveram limpá-lo devidamente. O solo argiloso era um excelente conservante, por isso o estado da madeira permaneceu quase intacto.

LEIA TAMBÉM: Descobertas arqueológicas estão acontecendo mais rápido do que nunca

madeira mais antiga da história 2
Visão aérea do poço. (Imagem: Jaroslav Peska/Science Direct)

Os pesquisadores também encontraram vestígios de ferramentas de pedra nele.

“Este tipo de técnica de trabalho da madeira foi utilizado tanto na Idade do Bronze e na Idade do Ferro como durante o Império Romano. Não tínhamos ideia de que os primeiros agricultores, armados apenas com ferramentas de pedra e osso, podiam cortar tão bem a madeira”, escrevem os autores.

É importante notar que o status de um poço de madeira como “o produto de madeira mais antigo” ainda é controverso. O fato é que cerca de 40 poços desse tipo foram encontrados na Europa, datando aproximadamente do mesmo período histórico. Mas, de acordo com os pesquisadores, esses exemplares não foram datados usando dendrocronologia e, portanto, os resultados são menos confiáveis.

A pesquisa foi publicada em Science Direct.

LEIA TAMBÉM: Misteriosa estrutura encontrada no meio da Mata Atlântica

Compartilhar