Boing 767 da Air Canada faz pouso de emergência com segurança

Giovane Sampaio

Um avião da Air Canada, que estava partindo da Espanha para o Canada sofreu complicações técnicas com um de seus motores e o trem de pouso e esteve sobrevoando Madri por horas para gastar seu combustível para a aterrissagem, que, apesar de arriscada, seguiu protocolo e ninguém se feriu.

Detalhes sobre o que aconteceu ainda estão sendo apurados, mas, segundo informou a companhia aérea, um dos motores estava danificado. Informações preliminares indicavam que haviam, também, um problema envolvendo o trem de pouso.

Imagens do interior do avião durante o voo circular por Madri.

O avião é um Boeing 767, do voo AC837, que partiu do aeroporto internacional Adolfo Suárez-Barajas, em Madri, no início do dia com destino a Toronto, no Canada. Haviam 128 passageiros no avião.

Após declarar emergência à torre de comando logo depois da decolagem, às 14:33 (horário local), o capitão da aeronave sobrevoou em círculo por quase 5 horas para esgotar o tanque e não ter complicações na hora do pouso, caso fosse necessário fazer alguma manobra arriscada em terra.

Segundo o The Washington Post, um porta-voz da AENA, que não foi identificado, disse que a companhia aérea havia solicitado uma vaga para um pouso de emergência cerca de 30 minutos após a decolagem. 

Um caça F-18 fez um voo de reconhecimento enquanto o Boing 767 esvaziava seu tanque de combustível.

“Vamos pousar no aeroporto de Barajas, mas temos tanques cheios de combustível, por isso vamos continuar a circular pelo ar até gastarmos algum combustível para ficarmos mais leves quando aterrarmos. Está tudo sob controle. Este avião tem oito rodas na parte de trás do trem de aterragem em cada lado e também na frente, e nós perdemos apenas uma, por isso não haverá problema para a aterragem. Muito obrigado pela sua paciência”, o comandante anunciou para os passageiros, segundo o EL PAÍS.

O pouso foi transmitido ao vivo por alguns canais de televisões e canais no youtube, e mostrou o aeroporto, apesar do imprevisto, funcionando normalmente.

Ainda não há informação sobre a causa dos problemas no motor e no trem de pouso. Em um e-mail mais recente, contudo, a Air Canada anunciou que “a aeronave, um Boeing 767-300, é feito para operar com um motor, e nossos pilotos estão completamente treinados para essa eventualidade”.

Compartilhar