4 grandes civilizações que você provavelmente nunca ouviu falar

Fizemos uma seleção de 4 civilizações que tiveram grande papel histórico, mas que quase ninguém nunca ouviu falar delas.

Giovane Sampaio

Se ouve falar de civilizações antigas em todos os lugares, na escola, em livros ou filmes populares, ou em documentários. Roma Antiga, Grécia Antiga, Egito Antigo, tudo isso é abordado repetidamente em nossos livros, revistas e programas de televisão. Mas existiu uma variedade muito grande de civilizações na história, muitas delas desconhecidas. Fizemos uma seleção de 4 grandes impérios que podem aumentar a sua curiosidade para buscar um conhecimento maior sobre elas.

Vale do Indo

vale do indo

A civilização do Indo é uma das sociedades mais antigas que conhecemos, localizada no Vale do Indo, entre o Paquistão e a Índia. Sua fase de glória é datada entre 2500 e 2000 AEC. Um dos maiores feitos desse povo foi o manuseamento que teve com a água — possuía sistemas de drenagem e saneamento básico muito sofisticados para o período.

Civilização Minoica

unnamed

A civilização minoica é a mais antiga das duas culturas da Idade do Bronze conhecidas nas ilhas do Mar Egeu, consideradas precursoras da Grécia clássica. Nomeada em homenagem ao lendário rei Minos, a cultura minoica foi destruída por terremotos e vulcões e é considerada candidata à inspiração do mito de Platão sobre a Atlântida.

Civilização de Caral

1280px Caral Supe in Peru

Caral e o conjunto de dezoito locais, localizados no Vale di Supe, no Peru, são importantes porque juntos representam a civilização mais antiga conhecida nos continentes americanos – quase 4600 anos antes do presente. Eles foram descobertos apenas cerca de vinte anos atrás, porque suas pirâmides eram tão grandes que todos pensavam que eram colinas naturais.

Civilização Olmeca

olmeca

A civilização olmeca é o nome dado a uma sofisticada cultura centro-americana datada entre 1200 e 400 AEC. Suas estátuas com cara de bebê levaram a algumas especulações bastante infundadas sobre conexões internacionais pré-históricas de navegação entre o que é hoje a África e a América Central, mas os olmecas foram incrivelmente influentes, espalhando sua arquitetura e um conjunto de plantas e animais domésticos pela América do Norte.

Compartilhar