Incrível fotografia mostra esperança para uma das espécies mais ameaçadas do planeta

Erik Behenck

A foto de um tigre com filhotes pode ser a prova de que a população dessa espécie voltou a crescer, depois de anos em queda. A imagem viralizou na internet ao longos dos últimos dias e mostra um tigre adulto junto com cinco filhotes andando pelo Parque Nacional Dudhwa, que fica na Índia.

O tigre de bengala é um animal que corre sério risco de extinção, principalmente porque o seu habitat natural vem sendo destruído. É considerado um dos maiores felinos do planeta, ainda assim não conseguem se defender dos problemas causados pelo homem na natureza.

Quem compartilhou a foto?

A foto foi publicada no Twitter por Parveen Kaswan, que trabalha no Serviço Florestal Indiano.

“Esta é uma imagem mágica. Conte os filhotes com a tigresa. Sei por um motivo como poucas pessoas ficarão felizes depois de ver isso. Os esforços estão ajudando a fazer com que essa espécie se recupere da beira da extinção.”, escreveu na legenda da imagem.

Um pouco depois, ele fez outra postagem. “O fotógrafo agradece a todos. Esse é o objetivo da fotografia de conservação, fornecendo a mensagem certa para as massas”.

A publicação original já teve mais de 17 mil likes, além de ser retweetada 4,5 mil vezes. E os comentários foram muito positivos. Os usuários da rede ficaram encantados com a natureza e na expectativa pelo crescimento desta população, até porque não é comum ver fotos de tigre com filhotes.

Um deles disse: “Que quadro bonito! Como pode um tolo pensar em matar esses lindos animais?”.

https://twitter.com/ParveenKaswan/status/1214048610150600705

Foto de tigre com filhotes é uma esperança para a espécie

O Governo Indiano conta com o censo de tigres, indicando que a população aumento 33% ao longos do últimos quatro anos, sendo que existem mais de 3,1 mil vivendo na selva. A foto de um tigre com filhotes realmente pode representar uma esperança.

Porém, a espécie continua na lista dos animais ameaçados de extinção, já que existem apenas 3.900 vivos em todo o planeta.
Ao longo do último século o número de tigres de bengala vem sendo reduzido, mas isso tem mudado. “Com base nas melhores informações disponíveis, as populações de tigres são estáveis ou estão aumentando na Índia, Nepal, Butão, Rússia e China”, diz a World Wildlife Fund (WWF).

Especialistas garantem que é necessário manter os trabalhos para garantir a sobrevivência desta espécie. Se na Índia a população voltou a crescer, no sudeste asiático o declínio continua.

Tigre com filhotes flagrado na Índia

Quanto tempo vivem os tigres?

Os tigres podem viver entre 16 e 18 anos quando estão em cativeiro, sendo que o mais velho de todos conseguiu chegar aos 26 anos. Soltos na natureza, a expectativa de vida é de até 13 anos, isso quando não encontram com um urso-preguiça.

Em relação ao tamanho, os adultos variam entre 70cm e 120cm, até o ombro. E conseguem atingir velocidade de até 65 km/h. Os tigres vivem na Ásia, encontrados desde a Sibéria até às Ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia.

Compartilhar