Coronavírus pode ter chegado ao Brasil

Milena Elísios
Segundo ministério da Saúde o coronavírus pode já ter chegado ao Brasil.

Uma estudante mineira de 22 anos que esteve em Wuhan este mês apresenta os sintomas do coronavírus. O caso gera preocupação de que o vírus possa ter chegado ao Brasil.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que a paciente apresentou sintomas compatíveis com os da doença.

A jovem está em isolamento e as pessoas próximas a ela ou que tiveram contato com a estudante estão sendo monitoradas. A paciente esteve em Wuhan, na China, e chegou no território brasileiro no dia 24 de janeiro. Se o caso for confirmado, será confirmada uma emergência de saúde pública.

Segundo o ministro, a paciente está sendo monitorada e conta não ter ido ao mercado de peixes da cidade, não ter tido contato com nenhuma pessoa doente e não ter procurado nenhum serviço de saúde enquanto estava na cidade.

Na melhor das hipóteses, a jovem mineira pode ter uma gripe comum. Na pior delas, esse pode ser o primeiro caso da doença no Brasil.

O Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente” – anteriormente o país estava em nível 1, que representa estado de alerta. A mudança de patamar faz parte de um protocolo envolvendo a escala que vai de 1 a 3 – o nível mais elevado é ativado somente quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

Exames laboratoriais estão sendo realizados para identificar a presença ou não do vírus. Atualmente, o Brasil possui capacidade para realizar o teste genético para confirmação do novo coronavírus. O diagnóstico laboratorial específico para a doença inclui técnicas de detecção do genoma viral e, no Brasil, os testes serão realizados por laboratórios referência do Ministério da Saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), o Instituto Adolfo Lutz e o Instituto Evandro Chagas (IEC).

O Ministério da Saúde informou que também solicitou a atualização de planos de contingência aos estados, e que estes têm sete dias para atualizarem os protocolos e medidas de prevenção. A implementação de plano de contingência permite a atuação conjunta do Ministério da Saúde, Estados e Municípios em situações de epidemias e desastres que demandem a ação urgente de medidas de prevenção, com protocolos e procedimentos específicos. O objetivo é conter situações de risco à saúde pública.

https://www.youtube.com/watch?v=Z-W5OnSAqGw

LEIA TAMBÉM: Você corre o risco de pegar o coronavírus? 5 perguntas respondidas

Compartilhar