Rover Curiosity da NASA sofre falha em Marte e congela

Damares Alves
(Crédito: NASA / JPL-Caltech)

A NASA anunciou que seu único rover em Marte apresentou uma falha técnica em seu sistema de localização, e como os veículos móveis precisam saber onde estão para se locomover, o Curiosity acabou ficando parado e congelando sob a atmosfera gélida.

O veículo espacial armazena na memória sua atitude corporal e orientação conjunta. Isso inclui detalhes da paisagem local, a localização do seu braço robótico e as direções que seus instrumentos estão apontando. Todos esses dados que ajudam o rover a saber exatamente onde está em Marte e como se mover com segurança. A Curiosity avalia esses dados antes de se locomover, isso garante a segurança do rover e de seus equipamentos. Essa abordagem ajuda a impedir que o Curiosity atinja seu braço nas rochas, passe por algo perigoso ou aponte uma câmera desprotegida para o sol.

Assim, o Curiosity parou de se mover, congelando até que seu conhecimento de sua orientação pudesse ser recuperado.

Esta imagem do Hazcam mostra o braço do Curiosity estendido para realizar uma análise APXS da rocha. A curiosidade precisa saber o ângulo exato de cada articulação para se mover com segurança. Crédito: NASA / JPL-Caltech
Esta imagem do Hazcam mostra o braço do Curiosity estendido para realizar uma análise APXS de uma rocha. A Curiosity precisa saber o ângulo exato de cada articulação para se mover com segurança. (Crédito: NASA / JPL-Caltech)

O rover Curiosity

O rover Curiosity foi lançado ao espaço em 2011 pela NASA, chegando em Marte no ano seguinte, com o objetivo de explorar a cratera Gale como parte da missão Mars Science Laboratory (MSL).

A NASA tem várias máquinas em Marte e em órbita ao redor do Planeta Vermelho, mas o Curiosity é o único veículo móvel da agência no momento. Ele sobreviveu e prosperou apesar de uma longa história de falhas técnicas que ocasionalmente atrasavam sua missão científica.

A NASA planeja lançar o novo rover Mars 2020 em julho deste ano, mas pretende manter o Curiosity em funcionamento.

Problema solucionado

Logo que a falha foi descoberta os engenheiros da equipe criaram um plano para informar a Curiosity de sua atitude e confirmar o que aconteceu. Hoje o rover confirmou através de uma atualização, que o plano funcionou e a falha foi corrigida.

“Descobrimos nesta manhã que o plano foi bem-sucedido e o Curiosity estava pronto para a ciência mais uma vez”, escreveu o cientista atmosférico da NASA Scott Guzewich.

Imagem do braço do veículo espacial Curiosity fotografado neste fim de semana. (Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech)