Grupo de 36 leões será realocado por se organizar e atacar humanos

Milena Elísios
Grupo de 36 leões será realocado por se organizar e atacar humanos

A medida em que o ser humano ocupa cada vez mais terras, ele acaba desmatando e destruindo ecossistemas, herbívoros que antes viviam nestas regões acabam se mudando ou morrendo devido a essas mudanças provocadas pelo homem. E os predadores que antes se alimentavam deles passam a buscar comida cada vez mais perto das pessoas, muitas vezes matando gado e ovelhas em fazendas próximas, gerando conflitos com humanos. Recentemente, o governo da Tanzânia anunciou que um grupo de 36 leões será realocado por atacar humanos na região.

O caso triste e peculiar está acontecendo em uma reserva na Tanzânia, onde um grupo de leões que teve seu território invadido por humanos no parque nacional de Serengeti, simplesmente começou a atacar pessoas e seus animais. E por isso grupo de 36 leões será realocado por atacar humanos que invadiram seu território.

Em 2019, o governo da Tanzânia anulou o status especial de 12 zonas protegidas e de sete reservas de vida selvagem e floresta, alocando mais de 700.000 hectares de terras para assentamentos, agricultura e pecuária, após uma avaliação das disputas de terras. E isso aconteceu justamente quando a população mundial de leões estava caindo drasticamente.

Leões e humanos convivem de forma nada pacifica há muito tempo em Serengeti, quando os leões apareciam e atacavam as pessoas, as autoridades da região simplesmente os matavam, mas este é um grupo enorme, com 36 animais e a mesma ação não pode ser tomada. A notícia de que o grupo de 36 leões será realocado é positiva, pois se continuassem na região sem proteção poderiam atacar mais pessoas e por consequência seriam mortos.

O governo prometeu tomar medidas para proteger os animais e os cidadãos. Onze animais do grupo já foram capturados e serão levados para o parque nacional Burigi Chato, no noroeste do país, disse Simon Mduma, diretor geral do Instituto de Pesquisa da Vida Selvagem do país da África Oriental 

Segundo o instituto, vinte dos leões serão alojados em Burigi Chato. Mas ainda não foi encontrado um local para os outros 16 leões do grupo. A União Internacional para a Conservação da Natureza disse que restam apenas 20.000 leões na natureza depois de terem sido classificados como animais em extinção.

FONTE / The Guardian

Compartilhar