Especialistas estão confusos com essas criaturas misteriosas; veja vídeo

Damares Alves

Um morador da Nova Zelândia chamado Tim Clerke se deparou com pequenas criaturas que mais parecem ter saído de um filme alienígena. Como não conseguiu identificá-las, ele resolveu publicar um vídeo e algumas imagens no Facebook para que seus amigos pudessem ajudá-lo a decifrar esse pequeno mistério.

O vídeo mostra pequenas criaturas peludas com aparência de ratos minúsculos. Créditos: Tim Clerke / facebook)

O resultado é que o vídeo se tornou viral nas redes sociais, alcançando milhares de pessoas. Entretanto ninguém conseguiu afirmar com certeza qual espécie era aquela. Alguns sugeriram que os animais de corpos levemente peludos com cauda reta pareciam filhotes de ratos ou morcegos em miniaturas.

Criatura alienígenina
Um morador da Nova Zelândia chamado Tim Clerke, se deparou com pequenas criaturas que mais parecem ter saído de um filme alienígena. (Créditos: Tim Clerke / facebook)

A identidade das pequenas criaturas dividiu até mesmo especialistas. Eric Edwards, especialista em insetos da Universidade de Auckland, afirmou que elas podem ser caudas de rato, o estado larval de uma espécie de mosca. Em sua fase adulta essas moscas que mimetizam abelhas são conhecidas como moscas-drone, e suas larvas recebem o nome de caudas de rato devido a um sifão que possuem em uma extremidade de seu corpo, que faz lembrar uma cauda. Essas criaturas podem causar miíase em humanos – uma infecção parasitária pela qual as larvas se alimentam dos tecidos do hospedeiro.

Criaturas estranhas
Uma mosca-drone (à esquerda) e uma cauda de rato, que é o seu estado larval (à direita).

Entretanto, uma equipe de entomologia da Biosecurity New Zealand sugeriu que as criaturas misteriosas são nada mais que as pernas de uma mariposa, e talvez o resto do corpo tenha sido devorado por um gato, embora eles não tenham especificado qual espécie poderia se tratar.

Criaturas misteriosas
Essas são pernas de uma mariposa da família erebidae. (FORNECIDO / SARAH TASSELL)

“Eles sugerem que algo (possivelmente um gato) havia acabado de comer o corpo da mariposa, o que pode explicar por que algumas pernas ainda estavam se mexendo“, disse um porta-voz da Biosecurity.

Edwards que inicialmente haviam dito que as criaturas eram pupas de uma larva de cauda de rato, depois de discutir com colegas de trabalho do DOC, chegou a conclusão de que estava enganado e provavelmente eram pernas de mariposa.

Por enquanto, a ideia de que o vídeo esteja mostrando apenas as pernas de uma mariposa que encontrou seu fim no estômago de algum predador, parece ser a resposta mais plausível. Você ficou intrigado? Tem uma hipótese diferente sobre o que poderiam de fato ser as pequenas criaturas? Deixe o seu comentário em nosso fórum.

FONTES / New Zealand Herald / Stuff

Compartilhar