Este é o maior peixe de água doce do mundo, e agora está oficialmente extinto

Milena Elísios
O peixe-mosca chinês é um dos maiores peixes de água doce do mundo. (Imagem: © Shutterstock)

Em um novo artigo, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências da Pesca em Wuhan, China, argumentaram que o peixe-espátula-chinês (Psephurus gladius) era considerado o maior peixe de água doce do mundo. Mas agora, essa criatura incrível, já não existe mais, provavelmente tendo sido extinto entre 2005 e 2010. O peixe já foi comum no rio Yangtze na China, mas não há esperança de trazê-lo de volta.

Como não existem indivíduos em cativeiro e nenhum tecido vivo é conservado para potencial ressurreição, os peixes devem ser considerados extintos de acordo com os critérios da Lista Vermelha da IUCN.

O peixe-espátula-chinês era uma criatura impressionante, com um focinho grande e protuberante. Este nariz deu ao peixe um de seus apelidos, xiang yu, ou “peixe elefante”. O paddlefish podia crescer até 7 metros de comprimento, dando-lhe o título de peixe de água doce do mundo.

Maior peixe 2
Psephurus gladius, o peixe-mosca chinês, que recebia o título de maior peixe de água doce do mundo, agora está oficialmente extinto. (Imagem: Domínio Publico)

Em 1981, uma grande barragem, a barragem de Gezhouba, foi construída no rio e dividiu a população chinesa de peixe-mosca em duas. A barragem também impediu que os peixes presos abaixo dela nadassem rio acima para onde poderiam desovar. A espécie foi listada como um dos animais mais ameaçados da China em 1989, mas a população continuou a diminuir, apesar dessa lista. O último avistamento de um peixe-mosca chinês foi em 2003. Agora, um estudo recente mostra que eles desapareceram por completo.

Os pesquisadores investigaram registros de avistamentos que datam de 1981 e conduziram levantamentos de campo em 2017 e 2018 do Yangtze e seus afluentes e lagos: o rio Yalong, o rio Heng, o rio Min, o rio Tuo, o rio Chishui, o rio Jialing, o rio Wu, o rio Han, o lago Dongting e o lago Poyang. Eles criaram redes de pesca para capturar espécies nestes cursos de água e pesquisaram os mercados locais de peixe, procurando evidências de que esta espécie de peixe ainda possa ser capturada. Encontraram 332 espécies de peixes, mas não um único peixe-moscas chinês.

Maior peixe

A perda do peixe-rei chinês tem lições de como garantir a sobrevivência de outras espécies ameaçadas de extinção, escreveram os pesquisadores. Primeiro, levantamentos mais freqüentes da bacia hidrográfica permitiriam aos cientistas acompanhar de perto as espécies que estão lutando. O último levantamento sobre peixes do Yangtze e seus afluentes ocorreu em 1975. Em segundo lugar, os esforços de resgate deveriam começar muito mais rapidamente, escreveram os pesquisadores em seu estudo. A maior parte do intenso trabalho feito para salvar os peixes remadores chineses começou depois de 2006, provavelmente depois de os peixes terem desaparecido. Para evitar a extinção da espécie, os esforços de resgate deveriam ter começado antes de 1993, quando os peixes foram extintos funcionalmente, disseram os pesquisadores.

Muitas espécies de Yangtze, como o jacaré-da-china (Alligator sinensis), que está a um fio, ainda podem ser salvas. Priorizar sua sobrevivência agora, antes que passem o ponto de não retorno, pode ser a única maneira de salvar a enorme biodiversidade do rio, disseram os pesquisadores.

Maior peixe 3
O jacaré-da-china (Alligator sinensis), que está ameaçado de extinção, mas que diferente do maior peixe de água doce, ainda tem chances de ser salvo.

O artigo que relata a extinção do peixe-mosca chinês está disponível na revista Science of the Total Environment.

FONTE / Live Science