Aterrorizante: Aranha gigante mata e devora gambá

Milena Elísios

Uma moradora do sul da Tasmânia, na Austrália – não poderia ser outro lugar – chamada Justine Latton compartilhou as fotos de uma enorme aranha caçadora que se banqueteava de um gambá. Ela capturou as imagens em um alojamento no Mount Field National Park, na Tasmânia, enquanto fazia trabalhos de reparo de luz, disse Latton.

Pesquisadores logo identificaram o aracnídeo como uma aranha caçadora que também é conhecida como aranha-caranguejo gigante. A (Heteropoda venatoria) da família Sparassidae, a aranha Huntsman que significa caçador, é conhecida por seu grande porte podendo chegar a medir até 30,4 centímetros de comprimento e mesmo não representando uma ameaça ao ser humano é difícil não se assustar ao se deparar com este grande aracnídeo.

Na foto, a Huntsman se pendura a cabeça de uma dobradiça de porta e agarra a sua presa pelo pescoço. O marsupial morto – que parece ser um gambá pigmeu.

Aranha devora gambá 2 scaled
Uma aranha caçadora devora sua refeição, gambá pigmeu em uma porta na Tasmânia, Austrália.

Um gambá pode alcançar até o tamanho de um gato adulto, esta, certamente seria uma presa difícil, até mesmo para uma aranha tão grande, mas acontece que o marsupial visto na imagem é um gambá-pigmeu (Cercartetus lepidus) é um dos menores gambás do mundo, medindo entre 5 e 7 centímetros de comprimento e pesando apenas 7 gramas.

Aranha devora gambá 3 scaled
As aranhas caçadoras de oito olhos da família Sparassidae oferecem mordidas venenosas com suas presas afiadas, que podem paralisar pequenas presas. (Crédito da imagem: Cortesia de Justine Latton)

As aranhas Huntsman são predadoras de emboscada, elas usam as suas grandes e poderosas presas para dar mordidas venenosas. Acredita-se que as aranhas sugam os líquidos das suas presas; na realidade, vomitam fluido digestivo nas suas refeições, mastigam a carne semi-digerida e depois sugam os nutrientes já dissolvidos.

As presas habituais das aranhas Huntsman incluem muitos tipos de insetos, répteis e até mesmo outras aranhas. Mas não deve ser uma surpresa que pequenos mamíferos também estejam ocasionalmente no menu, já que numerosas espécies de aranhas em todo o mundo são conhecidas por comerem morcegos.

FONTE / Live Science

Compartilhar