Cobra é flagrada devorando canguru e filhote inteiros na Austrália

Milena Elísios

Um morador do norte de Queensland, chamado Bernie Worsfold, acabou tropeçando em uma cena inusitada durante um passeio a cavalo: uma cobra devorando um canguru adulto inteiro. Ao olhar mais de perto, ele percebeu que também havia um filhote na bolsa marsupial.

Worsfold ainda tentou, sem sucesso salvar o filhote. Apesar de mal conseguir envolver o canguru, a píton conseguiu devorar mãe e filhotes inteiros:

https://www.facebook.com/7NEWSsydney/posts/1495268537163941

As imagens mostram uma píton (Morelia amethistina), que é uma das seis maiores cobras do mundo. Acredita-se que esse espécime tinha cerca de 4 metros de comprimento, mas há relatos de que essas cobras podem crescer até impressionantes 6 a 7 metros. Sua dieta habitual é composta de pássaros, ratos, gambás e outros pequenos mamíferos. Também não é inédito ver uma píton devorando pequenos cangurus, mas elas nunca foram vistas caçando espécimes adultos, tão grandes como o da imagem, que inclusive carregava um filhote.

Cobra devorando canguru 2
(Imagem: Bernie Worsfold)

Outra coisa que chama atenção é que a cobra não era tão grande, segundo Worsfold, a cabeça do animal tinha o tamanho de uma mão humana, mas ao abrir a boca, ela conseguiu, aos poucos, envolver todo o canguru.

Ao contrário da crença popular, esses répteis na verdade não deslocam suas mandíbulas para engolir presas grandes; em vez disso, suas mandíbulas são presas com ligamentos muito elásticos.

Então, depois de sufocar sua presa, um píton é capaz de esticar a boca em torno dele e gradualmente ‘embaralhar’ seu caminho para a frente até engolir a coisa toda. Quando a presa já está no estômago de uma píton, o metabolismo da cobra fica louco e os órgãos aumentam para três ou quatro vezes o tamanho normal à medida que liberam enzimas para decompor os alimentos. 

Cobra devorando canguru 3
(Imagem: Bernie Worsfold)

Ou seja, nos próximos dias e semanas, enquanto a píton digere seu jantar, ela aumentará ainda mais de tamanho antes que o canguru seja finalmente digerido. Durante esse período, a cobra ficará praticamente imobilizada, escondida em algum lugar, ficando fora da vista de possíveis predadores.

O canguru carregava um pequeno filhote, que Worsfold tentou salvar, mas sem sucesso. Bem, a natureza pode ser brutal.

FONTE / Science Alert

Compartilhar