China confirma o nascimento de um terceiro bebê editado por CRISPR

Milena Elísios

Na ultima segunda-feira, a agência de notícias estatal chinesa Xinhua informou que He Jiankui, o pesquisador responsável pela criação dos primeiros bebês editados por genes do mundo, tinha sido condenado a três anos de prisão sob a acusação por realizar ilegalmente a edição de genes de embriões humanos destinados à reprodução.

Dado que a China condenou a sua pesquisa quase imediatamente após ter anunciado o nascimento das duas crianças, não é particularmente surpreendente saber que o pesquisador está sendo castigado pela sua controversa experiência. Mas, uma informação que não acreditamos receber, acabou vindo incluída no último relatório da Xinhua: Oficialmente nasceu um bebê de terceiro editado por genes.

Em novembro de 2018, quando o cientista anunciou pela primeira vez a existência dos gêmeos editados, ele também deixou escapar que outra mulher estava grávida de um embrião que também fora editado por CRISPR.

Por volta de Janeiro do ano passado, o bioético de Stanford William Hurlbut informou à agência de notícias Agence France-Presse que ele havia conversado extensivamente com o médico sobre a terceira criança. Ele disse acreditar que a mulher estava provavelmente grávida de 12 a 14 semanas na época, o que a faria dar à luz por volta de junho ou julho de 2019.

Julho se passou assim como outros meses vieram, e não surgiu nenhuma notícia sobre o terceiro bebê, no entanto, agora, a China confirmou calmamente seu nascimento, enquanto condenava o médico por suas experiências “nas quais três bebês geneticamente editados acabaram nascendo“.

O relatório publicado não inclui qualquer informação adicional sobre o bebê. Não se sabe seu sexo, seu estado de saúde, se o nascimento envolveu alguma complicação, não há nem mesmo a informação de que ele poderia estar vivo.

Mas sabe-se que a criança veio ao mundo, e que, em algum momento do ano passado, não havia apenas dois, mas três seres humanos geneticamente modificados vagando, ou melhor, engatinhando pela Terra.

FONTE / Xinhua News / Agence France-Presse