Tubarão-branco

Elisson Amboni
Um tubarão-branco nadando. Imagem: Unsplash

O grande tubarão-branco pertence à ordem dos Lamniformes e é um dos maiores peixes predadores do mundo. O seu físico permite que ele navegue com eficiência por longos períodos e, de repente, mude para rajadas de alta velocidade em busca de presas — às vezes pulando para fora da água. Alimenta-se de um amplo espectro de presas, desde pequenos peixes até grandes focas e golfinhos. Por muito tempo ele é um dos tubarões que as pessoas mais temem, mas, à medida que a pesquisa científica aumenta, sua imagem como máquinas de matar irracionais está começando a desaparecer.

O tamanho do tubarão-branco

O tubarão-branco atinge um comprimento médio de 4 a 6 metros. Isso é mais de três vezes o comprimento do ser humano médio. Seu peso varia entre 1.905 e 2.268 kg. Os grandes tubarões-brancos gigantes são a exceção. A maioria deles não atinge grandes proporções. A média das fêmeas é de 4,6 a 4,9 m e os machos de 3,4 a 4,0 m.

As fêmeas são maiores que os machos e, portanto, dominantes.

Quanto tempo os tubarões-brancos vivem?

Os tubarões-brancos podem viver entre 30 e 100 anos e atingir a maturidade sexual por volta dos 15 anos. Um estudo de 2014, publicado na revista Marine and Freshwater Research, estimou a expectativa de vida dos grandes tubarões-brancos em 70 anos. Um macho leva 26 anos para atingir a maturidade sexual e uma fêmea leva 33 anos antes que ela possa começar a sua idade reprodutiva.

Alimentação do tubarão-branco

Grandes tubarões-brancos comem quase tudo de raias, baleias, golfinhos, focas, leões marinhos, tartarugas a aves marinhas. Mas eles se alimentam predominantemente de peixes porque suas mandíbulas não são fortes o suficiente para lidar com as forças necessárias para atacar grandes presas. Quando atingem um tamanho de 3 metros ou mais, a cartilagem da mandíbula mineraliza o suficiente para suportar o impacto de morder presas maiores. os tubarões-brancos só começam a atacar grandes animais marinhos quando atingem o tamanho de 4 metros, segundo uma pesquisa publicada na Journal of Biomechanics.

Como o tubarão-branco caça

Após pegar a sua presa, o tubarão balança a cabeça da mesma forma que um cachorro, arrancando pedaços de carne, que são engolidos inteiros. Uma mordida pode arrancar um pedaço de carne de 14 quilos — é por isso que um eventual ataque a humanos é fatal.

O tubarão-branco geralmente se aproxima da presa por baixo e prefere água suja ou com má iluminação. A presa é mais comumente atacada perto da superfície da água. As exceções são os golfinhos, que são atacados de cima.

Onde vive o tubarão-branco?

Tubarões-brancos estão principalmente em águas com temperaturas entre 12 e 24 graus Celsius (54 e 75 Fahrenheit). Eles podem ser encontrados em maior abundância nos locais a seguir:

  • África do Sul
  • Bósforo
  • Mar de Mármara
  • Chile
  • Oceânia
  • Japão
  • Estados Unidos
Distribuição geográfica do tubarão-branco.
Distribuição geográfica do tubarão-branco. Imagem: Wikimedia

Existe tubarão-branco no Brasil?

O tubarão-branco existe no Brasil. Sua ocorrência, contudo, é rara — quando ocorre é principalmente no sul do país. Uma das causas para o Brasil não ser um lugar frequente de visita é que não temos um dos seus pratos prediletos: as focas.

Além de ser raramente visto, também não há registros de seus ataques em praias brasileiras — ao contrário do tubarão-tigre, que está presente principalmente no nordeste e é muitas vezes confundido com um tubarão-branco por leigos.

O tubarão-branco está ameaçado de extinção?

Sim, o grande tubarão-branco está ameaçado de extinção. Ele está atualmente na lista de Espécies Ameaçadas da CITES (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção). 

A humanidade é responsável por matar grandes tubarões-brancos. Sua população diminuiu devido ao comércio não regulamentado e à caça excessiva, principalmente para obter seus dentes e mandíbulas para comércio, sua carne para alimentação e suas nadadeiras para remédios sem embasamento científico.

Tubarão-branco saltando da água para capturar uma presa.
Tubarão-branco saltando da água para capturar uma presa. Imagem: Pixabay

A velocidade máxima que um tubarão-branco atinge

Os tubarões-brancos são excelentes nadadores e podem alcançar a velocidades de 25 km por hora a uma profundidade de 1.200 metros, mas ele só consegue manter essa velocidade por um curto período — principalmente durante uma caça.

Tubarões-brancos tem sangue quente?

Assim como o Megalodon, o tubarão-branco possui sangue quente. Uma teia de veias e artérias estão situadas em cada lado do corpo do tubarão e trabalham para aquecer o sangue e conservar esse calor. A temperatura interna do seu corpo é maior que a da água — isso significa que ele pode gastar energia caçando e nadando em vez de tentar aquecer o corpo. Tecnicamente, o tubarão-branco pode ser considerado um pecilotérmico endotérmico — um animal que tem a temperatura interna do corpo não-regular, mas que é mantida constante.

Tubarões-brancos põem ovos?

O grande tubarão-branco é ovovivíparo, como boa parte das espécies de tubarões, o que significa que o seu filhote cresce em um ovo e é chocado dentro da mãe. No oviduto, os filhotes se alimentam da gema de ovo restante até que sejam fortes o suficiente para nascer e ter uma vida independente no oceano.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar