Cientistas criaram o mais completo atlas 3D do cérebro humano

Milena Elísios

Há pouco tempo um grupo de pesquisadores criou, em um projeto que foi batizado como Blue Brain, o primeiro Atlas 3d do cérebro de rato em alta resolução. E agora você pode navegar e investigar o cérebro de um camundongo, da mesma forma que explora a Terra pelo Google Earth.

O atlas do cérebro do rato apresentado inteiramente em 3D permite, de fato, uma melhor navegação dentro de toda a área do cérebro. Pois embora as neuro-tecnologias estejam em expansão, apenas 4% das regiões do cérebro deste animal são conhecidas até agora.

Atlas do cérebro
O Projeto Blue Brain acaba de publicar o primeiro “Atlas do cérebro do rato” totalmente digitalizado.

O trabalho da equipe de Henry Makram no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, que pode ser consultado online, permite visualizar o cérebro em 737 regiões e consultar o conteúdo das células que elas contêm. Também distingue os neurônios de acordo com seu tipo, informação que é essencial para dar aos pesquisadores a oportunidade de entender a estrutura e função das diferentes regiões cerebrais, mas também para classificá-los a fim de melhor estudá-los.

O mapa é também uma excelente ferramenta de ensino. Isso por que você pode optar por exibir apenas as regiões em que está interessado e rolar até a escala de células individuais, que são codificadas por cores de acordo com o tipo de morfologia.

O atlas também promete ser dinâmico, oferecendo aos pesquisadores a possibilidade de contribuir e complementar os dados existentes com base em suas descobertas.

Um mapa 3D do cérebro humano

Agora, em um novo projeto, batizado como Big Brain, cientistas criaram também o primeiro atlas 3D de um cérebro humano em alta resolução.

BigBrain é parte do Human Brain Project, um projeto de um bilhão de dólares para mapear o cérebro humano. Como parte deste projeto, o trabalho de pesquisadores alemães e canadenses levou ao desenvolvimento de um modelo 3D do cérebro humano com resolução recorde.

Com este tipo de mapeamento, os neurobiólogos de todo o mundo serão capazes de analisar imagens do cérebro com mais precisão e compreender melhor a atividade de cada rede neural.

Clique aqui para acessar o atlas 3D do cérebro humano.

Clique aqui para acessar o atlas 3D do cérebro de rato.

FONTES / EPFL / Human Brain Project

Compartilhar