Criaturas vivem em caverna selada há 5,5 milhões de anos

Damares Alves
Imagem ampliada de um Armadillidium sp. essas criaturas são encontradas apenas na Caverna Movile, na Roménia. Imagem: Patrick Landmann/Science Photo Library

No condado de Contanta, ao Oeste da Romênia, a 25 metros abaixo da superfície, completamente sem luz e quase sem oxigênio, está localizada a caverna de Movile. Descoberta em 1986 por Cristian Lascu, a caverna que antes de ser descoberta e aberta estava selada há cerca de 5,5 milhões de anos, estava surpreendentemente coberta de pequenas criaturas.

Os habitantes da Caverna Movile são como nenhum outro. Mesmo que o ar seja venenoso e insuportavelmente úmido, este local criou uma mina de ouro para os biólogos. Que fizeram uma primeira tentativa de entrar no local em 1996, conforme relatado em um artigo no período científico Science.

Criaturas em caverna 2
Dois de escorpiões aquáticos descobertos na caverna. Imagem: Thierry Berrod, Mona Lisa Production / SPL

Nas profundezas da caverna, o ar contém metade da quantidade de oxigênio do que o normal e é rico em dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. O local é completamente escuro, já que não recebe luz há milhões de anos.

Dentre os animais que já foram descobertos na caverna estão artrópodes, como insetos e crustáceos, que de alguma maneira conseguiram desenvolver habilidades para sobreviver naquele ambiente.

A maioria das criaturas da caverna não tem visão nem pigmentação. Mas isso não é de grande valia naquele ambiente. Quem precisa de visão ou de cores na mais completa escuridão?

Criaturas em caverna 1
Uma sanguessuga não identificada está entre as diversas criaturas descobertas na caverna Movile Imagem: Thierry Berrod, Mona Lisa Production / SPL

Como a vida pode prosperar sem luz?

A caverna de Movile é um dos únicos ecossistemas conhecidos que depende de bactérias quimiossintéticas. Enquanto a maioria dos ecossistemas usa a fotossíntese para aproveitar a energia, as bactérias da caverna precisam obter sua energia e carbono diretamente de reações químicas, como a oxidação do sulfeto ou a oxidação do amônio, já que a caverna não permite a entrada da luz. Animais pequenos comem o lodo e animais maiores os comem.

Criaturas em caverna
Escorpião-da-água come crustáceo. Imagem: Patrick Landmann/SPL

Mas como os animais acabaram na caverna e se isolaram permanece um mistério para os cientistas. Segundo J. Colin Murrell, um microbiologista da Universidade de East Anglia, é muito provável que as bactérias estejam lá há muito mais de cinco milhões de anos, e os insetos ficaram presos lá por volta dessa época, ou também eles poderiam ter simplesmente caído e ficado presos quando o calcário caiu, selando a caverna até que ela fosse descoberta novamente em 1986.

Ainda existem muitos mistérios nas profundezas da caverna Movile. Mas, mesmo depois de apenas 30 anos sabendo que ela existe, os pesquisadores ainda têm muito mais habitantes a descobrir, alguns dos quais podem nos oferecer conhecimentos importantes acerca da biologia evolutiva e até mesmo da origem da vida.

Compartilhar