Esses crocodilos podem literalmente galopar, e são muito rápidos

Milena Elísios
Esses crocodilos podem literalmente galopar, e eles são muitos rápidos. (Imagem: Oliver Born)

Embora crocodilos possam não parecer tão rápidos enquanto tomam banho de sol na margem dos rios, eles podem facilmente ganhar velocidade quando necessário.

O galope acontece quando os membros dianteiros e traseiros de um animal batem no chão ao mesmo tempo, com as pernas traseiras a empurrando pouco depois; enquanto isso, um galope é uma sequência de quatro batidas em que a frente e os membros traseiros se revezam na aterragem.

Anteriormente acreditava-se que somente os crocodilos de água doce da Austrália (Crocodylus johnstoni) eram capaz de fazer isso. Mas na verdade isso não é verdade. Não mesmo.

Montando câmaras de vídeo em torno de um parque zoológico na Florida, cientistas veterinários analisaram os movimentos e velocidades de 42 indivíduos de 15 espécies de crocodilos, o que inclui verdadeiros crocodilos (família Crocodylidae) e jacarés.

Enquanto jacarés e jacarés só conseguiam caminhar em terra, a equipe notou oito espécies de crocodilos  que foram capazes de galopar ou limitar.

Crocodilos rápidos

Um crocodilo galopante. (Royal Veterinary College/PA)

Esse é o primeiro estudo a documentar devidamente o galope no crocodilo filipino (Crocodylus mindorensis), o crocodilo cubano (C. rhombifer), o crocodilo americano (C. acutus), o crocodilo de casca esbelta (Mecistops cataphractus) e o crocodilo anão (Osteolaemus tetraspis).

A julgar pelo quão comum esta habilidade parece ser, é provável que mais espécies que possam fazer o mesmo. Já houve relatos anedóticos de galope em espécies como o crocodilo do pântano (C. palustris) e o crocodilo da Nova Guiné (C. novaeguineae).

Não importa o seu tamanho, quase todas as espécies estudadas foram capazes de alcançar quase 18 quilômetros por hora, seja através de trote, galope ou atordoamento.

Apenas os crocodilos, no entanto, podiam usar as suas pernas assimetricamente, fornecendo frequências de passada mais longas, especialmente entre aqueles com corpos de menor tamanho. Não se sabe exatamente por qual motivo os jacarés não conseguem fazer o mesmo.

Crocodilos rápidos 1
Um exemplo de delimitação. (Royal Veterinary College/PA)

Semelhante a outros estudos, os pesquisadores acham que a movimentação assimétrica incomum do crocodilo veio de um ancestral há muito perdido que vivia na terra e tinha pernas mais longas.

Se isto estiver correto, pode significar que os antepassados dos crocodilos de alguma forma perderam esta habilidade ou não a expressam mais.

Mas há também outra possibilidade que raramente é reconhecida: o ancestral comum das 20 espécies de crocodilos de hoje pode ter realmente evoluído esta marcha assimétrica em vez de herdá-la.

Olhando para espécies relacionadas poderia esclarecer alguma da confusão – o gharial é um crocodilo asiático comedor de peixe que se encontra fora da ancestralidade Crocodyloidea e Alligatoroidea, por isso se se puder demonstrar que eles têm andamentos assimétricos, poderia lançar luz sobre como esta habilidade apareceu.

Mas à semelhança dos crocodilos e jacarés, os movimentos do gharial não estão bem documentados, então, há claramente muito mais pesquisa que precisa de ser feita.

FONTE / Science Alert