Há milhões de anos crocodilos vegetarianos percorreram os rios

Damares Alves

Pesquisas recentes mostram que os crocodilos, ou melhor, seus parentes distantes nem sempre foram os temíveis carnívoros que são atualmente. Mas como os cientistas chegaram a essa conclusão? Simples, eles analisaram fósseis de dentes de várias espécies diferentes, depois compararam com outros répteis que vivem atualmente.

Através destas análises eles perceberam que os crocodilos extintos tinham uma uma dieta muito variada, algum eram principalmente carnívoros, outros onívoros e outros claro, especializados em plantas.

Crocodilos 1
Na imagem, é possível perceber a diferença entre a dentição de animais carnívoros, onívoros e herbívoros. Dentes de animais carnívoros normalmente tem pontas únicas, não muito complexas. Mas os animais que comem plantas têm dentes com muitos “inchaços” e ranhuras para realmente misturar as plantas antes de engolir. O que mostra que esses animais provavelmente foram vegetarianos. (Foto: Keegan Melstrom.)

Os pesquisadores também  descobriram que os primeiros crocodiliformes que comem plantas prosperaram durante o início do Jurássico, e através dos períodos jurássico e Cretáceo, os antigos crocodilo vegetarianos – que comiam exclusivamente plantas evoluíram pelo menos três vezes.

“Esses antepassados herbívoros dos crocodilos eram realmente muito comuns” afirmam cientistas da Universidade de Ohio, à National Geographic.

Crocodilos 2
os primeiros crocodiliformes que comem plantas prosperaram durante o início do Jurássico, e através dos períodos jurássico e Cretáceo, os crocodiliformes que comem exclusivamente plantas evoluíram pelo menos três vezes. Essa reconstrução feita pelo artista Jorge Gozales mostra como provavelmente eram os crocodiloformes.

A equipe ainda não terminou – eles estão atualmente reconstruindo a dieta desses animais, e esperam investigar por que essas criaturas se tornaram tão diversas no tempo dos dinossauros, mas o deixaram de ser recentemente.

Essa pesquisa foi publicada na Cell Biology.

Uma versão dessa matéria foi publicada anteriormente em 01 de Junho de 2019.