O mistério da múmia budista que parece desafiar a ciência

Milena Elísios
Muitos acreditam que o lama permanece vivo em um estado semelhante ao nirvana. (Foto: The Siberian Times.)

A múmia budista de lama Itiligov, na República da Buriácia, na Sibéria, é internacionalmente famosa porque sua excepcional preservação, 79 anos após sua morte, parece desafiar a ciência. Muitos acreditam que o monge permanece vivo e em um estado de Nirvana.

LEIA TAMBÉM: Menino acidentalmente encontra ovos de dinossauros de 66 milhões de anos

Nascido em 1852, o lama Itiligov se destacou na vida espiritual da Rússia czarista imediatamente antes da Revolução Bolchevique. Ele participou das celebrações tercenárias da Casa de Romanov em 1913 e abriu o Datsan Gunzechoinei, o primeiro templo budista em São Petersburgo. O famoso lama veio a falecer em 1927, com 85 anos, um ano depois de avisar aos monges budistas que deixassem a União Soviética, pois ficariam impressionados com o “ensino dos vermelhos”. Seu pedido último pedido foi ser enterrado na posição de lótus, na qual ele havia morrido.

A múmia de lama Itigilov em posição de lótus dentro do sarcófago de seu vidro especial. (Imagem: Vasily Tatarinov, Datsan Photoshare)
A múmia de lama Itigilov em posição de lótus dentro do sarcófago de seu vidro especial. (Imagem: Vasily Tatarinov, Datsan Photoshare)

A múmia budista não se decompõe

Quando seus restos mortais foram examinados em 1955 e novamente em 1973, os monges daquela época ficaram surpresos ao não notar sinais de decadência. Eles mantiveram sua descoberta escondida das autoridades soviéticas.

Múmia budista
A múmia budista foi encontrada “na condição de alguém que havia morrido 36 horas atrás”, extraordinariamente bem preservada e sem grandes sinais de deterioração. (Imagem: REN.tv, The Siberian Times)

Em 2002, o corpo de Itigilov foi exumado novamente na presença dos líderes da Sangha Tradicional Budista da Rússia. Os restos mortais foram examinados de perto por monges, cientistas e patologistas. E de acordo com relatos das observações, os restos foram encontrados “nas condições de alguém que morreu há apenas um dia e meio”, extraordinariamente bem preservados e sem sinais de deterioração. Músculos e tecidos internos, articulações moles e pele permaneceram intactos.

As teorias

Muitos alegaram que o lama pode ter sido preservado em sal, e que isso justificaria a conservação. Outros afirmam que ele ainda está vivo, porém em estado de hibernação, semelhante ao nirvana.

O lama Itigilov fica dentro do sarcófago de vidro especial localizado no segundo andar de seu ‘palácio’.

FONTE / The Siberian Post

Uma versão deste artigo foi publicada anteriormente em Junho de 2019.

Compartilhar