Tubarão escala pedras para caçar em Fernando de Noronha; vídeo

Giovane Sampaio
As imagens são de autoria de Carlos Dino.

Um guia turístico gravou um vídeo de um comportamento peculiar de um tubarão de aproximadamente 2 metros de comprimento em Fernando de Noronha.

Gravado na terça-feira, dia 3 de dezembro, o vídeo mostra o animal ‘escalando’ pedras próximo à costa para caçar um enorme cardume de sardinhas.

“Eu estava em cima da pedra, entre a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre [Fernando de Noronha], quando fiz o registro. O cardume de sardinha era muito grande e o tubarão estava se alimentando”, disse o guia turístico Carlos Dino ao G1.

Caçar os cardumes pode ser tarefa difícil para somente um tubarão, mas os tubarões são conhecidos como oportunistas e sabem aproveitar quando há oportunidade à vista. A maneira mais fácil para esse tubarão foi escalar pedras onde peixes ficavam presos por conta da maré, que os jogavam acima das pedras.

O tubarão até tentou algumas vezes voltar para a pedra, como mostra no vídeo, mas não obteve êxito nas tentativas, segundo o guia, que ficou apreciando o evento por tempo que o curto vídeo não pôde mostrar.

Para se ter noção de como o banquete estava bom para o tubarão, ao final do vídeo pode-se ver turistas pegando sardinhas na mão que encalharam na areia.

MAIS SOBRE TUBARÕES: Este é o maior tubarão branco já registrado e está vivo; veja imagens

Compartilhar