Grandes tubarões brancos estão completamente aterrorizados com as orcas

Giovane Sampaio

Os grandes tubarões brancos simplesmente desapareceram misteriosamente de um de seus locais de caça preferidos.

As baleias assassinas podem ser os responsáveis por esse sumiço inesperado, orcas são o único predador natural dos tubarões brancos.

LEIA TAMBÉM: Descoberto tubarão incomum que come plantas

Pesquisadores encontraram provas de que elas estão abrindo-os e comendo seus fígados gordurosos.

O desaparecimento repentino

Entre 2010 e 2016, os observadores de tubarões registraram uma média de 205 grandes avistamentos de tubarões brancos por ano em uma seção de 600 milhas quadradas do Oceano Atlântico.

Em 2018, havia apenas 50 e, até agora, este ano, nenhum único espécime desses temíveis animais foi avistado.

A poluição, as mudanças climáticas e a pesca excessiva de suas presas também são possíveis causas desse desaparecimento misterioso.

LEIA TAMBÉM: Tubarão de 400 anos encontrado no Ártico pode ser o mais antigo vertebrado vivo: confira vídeo

Faz quase dois anos desde que o Programa de Pesquisa Aplicada aos Tubarões não capta um único sinal de qualquer um dos tubarões que haviam sido marcados pelos cientistas do False Bay.

As grandes assassinas do oceano

Cinco grandes tubarões brancos foram encontrados ao longo da costa sul-africana em 2017 com grandes feridas expostas. Seus fígados foram devorados por baleias assassinas da área.

As orcas atacam em pares, abrem uma grande fenda na lateral dos tubarões e depois sugam o fígado gordo. Todo o resto do animal é ignorado.

LEIA TAMBÉM: Peixe gigante engole tubarão inteiro no fundo do mar: veja vídeo

As duas orcas responsáveis ​​pela caça desses tubarões foram monitoradas pelos pesquisadores e receberam os nomes Porto e Estibordo. Esses animais passaram a desprezar suas presas naturais como as focas, e desenvolveram um gosto pelo tubarão, mais especificamente, pelo fígado desses gigantes aquáticos.

A grande população de tubarões brancos na False Bay não voltou para enfrentar seu inimigo, mas espera-se que eles voltem a tempo para o local de caça habitual.

FONTE / Daily Mail

Compartilhar