Cães ajudam crianças a superar dificuldade de leitura, mostra estudo

Milena Elísios
A retriever dourado Abby escuta enquanto Annie Letheman (à direita) lê sua irmã Ruby e a pesquisadora Camille Rousseau (ao meio) observa.

Uma pesquisa publicada na revista Anthrozoös, sugere que crianças que leem livros ao lado de um amigo canino são mais propensas a continuar a virar as páginas mesmo quando confrontadas com passagens desafiadoras.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de British Columbia descobriu que ter um cachorro na sala enquanto as crianças liam impactou positivamente a motivação e persistência de leitura quando elas se deparavam com a tarefa de ler uma passagem desafiadora. Segundo a pesquisa, isso poderia ajudar a informar maneiras novas e inovadoras de ajudar as crianças a perseverar nas lutas de aprendizagem.

Para determinar se os cães ajudam, de fato, as crianças a trabalhar com passagens de livros mais complexas, os pesquisadores examinaram o comportamento de leitura de 17 crianças entre 6 e 8 anos de idade. Cada um dos alunos foi primeiro testado em sua habilidade de leitura com histórias apropriadas para sua habilidade, seguido por uma história que estava ligeiramente além de seu nível de leitura. A criança leria em voz alta para um tratador de cães de terapia com e sem o animal. Após ter lido a primeira página, foi oferecido ao estudante a opção de terminar a sessão ou continuar lendo. As crianças com um cão na sala se mostraram muito mais propensas a continuar a leitura.

Entretanto, os autores apontaram uma série de limitações do estudo. Além do número pequeno de participantes, foi oferecido às crianças apenas o “ambiente calmo e acolhedor” que os cães de terapia treinados proporcionam e os pesquisadores não controlaram as interações físicas entre o cão e a criança, nem mediram a vinculação criança-animal. Estudos anteriores descobriram que acariciar um cachorro pode ter impactos benéficos sobre uma criança. Além disso, as crianças estavam cientes dos cães e do contexto do estudo e podem ter experimentado a leitura como uma novidade mais do que de outra forma.

Estudos anteriores já analisaram o impacto dos cães de terapia no aumento das habilidades de leitura dos alunos, mas este foi o primeiro estudo que cuidadosamente selecionou e atribuiu uma leitura desafiadora às crianças. Os resultados mostraram que as crianças passaram significativamente mais tempo lendo e mostraram mais persistência quando um cão – independentemente da raça ou idade – estava na sala do que quando leem sem eles, além disso, as crianças relataram sentir-se mais interessadas e competentes.

Como o estudo observa, a companhia de animais pode oferecer a oportunidade de promover um crescimento positivo através do comportamento e compromisso emocional sem julgamento ou expectativas.

O estudo foi publicado na revista Anthrozoös.

FONTE / University of British Columbia

Compartilhar