NaturezaTubarão branco tenta comer uma tartaruga, mas acaba morrendo engasgado

Esse grande tubarão branco superestimou suas habilidades de caça, e acabou morrendo engasgado após tentar comer uma tartaruga marinha.
Redação6 dias atrásImagem: Reprodução/Facebook/Greg Vella
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Tubarão-branco-morre.jpeg

O tubarão branco (Carcharodon carcharias), é visto como um dos mais temíveis predadores do oceano, mas um acontecimento inesperado mostra que um desses gigantes do mar superestimou suas habilidades de caça, e acabou pagando muito caro por isso.

Em abril o pescador Greg Vella publicou no Facebook imagens de um incidente, dizendo: “Ouvi uma conversa no rádio de que havia um tubarão branco nadando ao redor com uma grande tartaruga marinha em sua boca. As pessoas começaram a brincar sobre isso, então eu não prestei mais atenção”.

No entanto, no dia seguinte, o tubarão de aproximadamente duas toneladas foi encontrado morto, perto dos receptores de isca”, escreveu Vella. “Os capitães que entrevistei, que viram o poderoso tubarão no dia anterior, disseram que ele parecia quase morto, pois não podia remover a grande tartaruga presa em sua boca”.

Imagem: Reprodução/Facebook/Greg Vella

Acredita-se que esse episódio seja raro, pois, embora seja incomum que  tubarões brancos se engasguem com presas, é ainda mais raro eles se engasgarem, se a refeição for uma tartaruga marinha, disse Christopher Lowe, diretor do Shark Lab na Universidade Estadual da Califórnia, Long Beach, que não estava envolvido no caso.

Segundo o especialista, as tartarugas marinhas são excepcionalmente boas em escapar dos tubarões brancos. “As tartarugas marinhas, quando percebem que os tubarões brancos estão se aproximando, elas simplesmente dão as costas e apontam o casco para eles”, disse Lowe à Live Science.

Embora seja raro encontrar tubarões que morreram nessas situações, esses grandes predadores não podem fazer nada se algo acaba preso em sua boca, eles simplesmente não conseguem remover, não tem braços nem podem recuar para extrair o objeto.

LEIA TAMBÉM: Tubarão de 400 anos encontrado no Ártico pode ser o mais antigo vertebrado vivo: confira vídeo

Tubarões brancos precisam nadar para respirar, mantendo a boca aberta, permitindo que a água do mar fresca e rica em oxigênio flua para além das brânquias, qualquer coisa que obstrua esse fluxo pode fazer com que o tubarão sufoque e morra.

FONTE / Live Science

Uma versão dessa matéria foi publicada anteriormente em 13 de Setembro de 2019.