Astrônomos descobrem enorme buraco negro “impossível” na Via Láctea

Milena Elísios
Impressão artística de fótons que giram em torno de um buraco negro. (Nicolle R. Fuller / NSF) ESPAÇO

Os astrônomos, utilizando um novo método de pesquisa, acabaram descobrindo um buraco negro de massa estelar com cerca de 70 vezes a massa do Sol, e de acordo com os modelos atuais de evolução estelar, seu tamanho é simplesmente impossível, pelo menos na Via Láctea.

A composição química das estrelas mais maciças da nossa galáxia sugere que elas perdem a maior parte de sua massa no final de suas vidas através de explosões e poderosos ventos estelares, antes que o núcleo da estrela caia em um buraco negro.

As grandes estrelas na faixa de massa que poderiam produzir um buraco negro terminem suas vidas no que é chamado de uma supernova de instabilidade de par que oblitera completamente o núcleo estelar. Assim, os astrônomos estão coçando suas cabeças tentando descobrir como o buraco negro poderia ter ficado tão volumoso.

Os buracos negros – a menos que eles estejam ativamente aumentando a matéria, um processo que brilha em vários comprimentos de onda em todo o espectro – são literalmente invisíveis. Eles não emitem nenhuma radiação que possamos detectar – sem luz, sem ondas de rádio, sem raios X, zip, zilch.

Em 1783, o cientista inglês John Michell (a primeira pessoa a propor a existência de buracos negros) sugeriu que os buracos negros podem ser detectáveis se forem orbitados por algo que emita luz – tal como uma estrela companheira – que seria puxado em torno do centro de gravidade mútuo do sistema binário resultante.

O método da velocidade radial, como ficou conhecido posteriormente, é uma das principais formas de procurar e confirmar a existência de exoplanetas difíceis de ver à medida que exercem uma pequena influência gravitacional nas suas estrelas. E também pode ser usado para encontrar outras coisas invisíveis – como buracos negros.

Utilizando esse mesmo método o grupo de pesquisadores acabaram descobrindo uma estrela com cerca de 35 milhões de anos e cerca de oito vezes a massa do Sol, a estrela em questão está orbitando um buraco negro que os pesquisadores chamaram de órbita “surpreendentemente circular”.

Acredita-se que o recém descoberto LB-1, como foi batizado, se formou a partir da colisão de dois buracos negros e capturou a estrela mais tarde – mas a órbita circular do seu companheiro causa um problema aqui. Uma captura produziria uma órbita elíptica altamente excêntrica. O tempo poderia suavizar essa órbita, mas levaria mais tempo do que a idade da estrela.

Buraco negro impossível 1
Impressão artística do LB-1. (YU Jingchuan, Planetário de Pequim, 2019)

Uma possibilidade, no entanto, poderia ser uma supernova de retorno, na qual o material ejetado da estrela moribunda cai imediatamente de volta nela, resultando na formação direta de um buraco negro. Isso é teoricamente possível sob certas condições, mas nenhuma evidência direta para isso existe atualmente. Talvez LB-1, poderia ser esta evidência direta.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

FONTE / Science Alert