NaturezaTubarão branco é visto se comportando estranhamente: nadando de costas

Élisson Amboni2 semanas atrás
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/11/tubarao-8-759x500.jpg

Um estranho evento foi presenciado por turistas na Austrália: um grande tubarão branco nadando de costas. O comportamento, que é considerado raro nesta espécie, está sendo investigado por pesquisadores.

O fato aconteceu nas Ilhas Netuno, na Ausátrlia, no início de outubro. A empresa de mergulho Calypso Star Charters, sediada no mesmo país, divulgou o comportamento inusitado do tubarão branco nadando de costas em sua página no Facebook.

Apesar de ainda ser um mistério a forma que o tubarão branco se comportou, pesquisadores já possuem algumas pistas. Para a maioria deles, o tubarão pode ter ficado acidentalmente de costas. O motivo: teria naturalmente mergulhado em um estado de catalepsia, também conhecida por imobilidade tônica. Um tipo de paralisia que o mantém nessa posição.

O estado de catalepsia é possui dois pólos. Por um lado, pesquisadores acreditam que é um estado vantajoso para a reprodução, por outro, eles também pensam que pode ser uma reação de medo que os tubarões herdaram de seus antepassados. Mas também pode ser uma simples brincadeira realizada por esse tubarão branco.

LEIA TAMBÉM: Grande tubarão branco devora outro tubarão vivo; imagens impressionantes

“Ele nadou de costas por vários segundos, como mostrado no vídeo, mas o tubarão ficou nas proximidades de nossa gaiola de mergulho por algumas horas para o deleite de nossos convidados”, disse um porta-voz da Calypso Star Charters à Fox News.

A fêmea, que possui aproximadamente 4 metros de comprimento, foi embora depois que realizou esse espetáculo para os presentes.

FONTES / Futura-Sciences / FOX News