Vida descoberta em Marte, segundo entomólogo

SoCientífica
Um espécime cuja cabeça parece ter rodado na direção da câmara. Com base na escala fornecida na foto de onde esta foi extraída, estima-se que este indivíduo tenha aproximadamente 20 polegadas de comprimento. Crédito: Análise do Dr. William Romoser

Enquanto os cientistas lutam para determinar se há vida em Marte, a pesquisa do Professor Emérito William Romoser, da Universidade de Ohio, mostra que já temos a evidência, cortesia de fotografias de vários rovers de Marte.

Dr. Romoser, que é especialista em arbovirologia e entomologia geral/médica, passou vários anos estudando fotografias do planeta vermelho que estão disponíveis na Internet. Ele encontrou inúmeros exemplos de formas semelhantes a insetos, estruturadas de forma semelhante às abelhas, bem como formas semelhantes a répteis, tanto como fósseis quanto como criaturas vivas. Ele apresentou suas descobertas terça-feira, 19 de novembro, na reunião nacional da Entomological Society of America, em Saint Louis, Missouri.

“Houve e ainda há vida em Marte”, disse Romoser, observando que as imagens parecem mostrar tanto as criaturas fossilizadas como as vivas. “Há diversidade aparente entre a fauna marciana semelhante a insetos, que exibe muitas características semelhantes às dos insetos terrestres que são interpretadas como grupos avançados – por exemplo, a presença de asas, flexão de asas, deslizamento/voo ágil e elementos de pernas estruturados de forma variada”.

Romoser disse que enquanto os rovers marcianos, particularmente o Curiosity Rover, têm procurado indicadores de atividade orgânica, há uma série de fotos que retratam claramente as formas de insetos e répteis. Numerosas fotos mostram imagens onde segmentos de corpo de artrópodes, juntamente com pernas, antenas e asas, podem ser retirados da área circundante, e uma parece mesmo mostrar um dos insetos em um mergulho íngreme antes de levantar antes de atingir o chão.

Imagens individuais foram cuidadosamente estudadas enquanto variavam os parâmetros fotográficos, como brilho, contraste, saturação, inversão e assim por diante. Nenhum conteúdo foi adicionado ou removido. Os critérios utilizados na pesquisa de Romoser foram incluídos: saída dramática dos arredores, clareza de forma, simetria corporal, segmentação de partes do corpo, repetição de forma, restos esqueléticos, e observação de formas em estreita proximidade uns com os outros. Posturas particulares, evidência de movimento, vôo, interação aparente como sugerido por posições relativas, e olhos brilhantes foram considerados para ser consistente com a presença de formas vivas.

2 ohiouniversi scaled
Suposto inseto fóssil. Crédito: Análise do Dr. William Romoser

“Uma vez que uma imagem clara de uma dada forma foi identificada e descrita, foi útil para facilitar o reconhecimento de outras imagens menos claras, mas não menos válidas, da mesma forma básica”, disse Romoser. “Um exoesqueleto e apêndices articulados são suficientes para estabelecer a identificação como um artrópode. Três regiões do corpo, um único par de antenas e seis pernas são tradicionalmente suficientes para estabelecer a identificação como ‘inseto’ na Terra. Essas características também devem ser válidas para identificar um organismo em Marte como um inseto. Nessas bases, artrópodes, formas semelhantes a insetos, podem ser vistos nas fotos de Marte.”

O comportamento de voo distinto era evidente em muitas imagens, disse Romoser. Essas criaturas assemelham-se vagamente a abelhas da Terra. Outras imagens mostram essas “abelhas” aparecendo como abrigos ou ninhos em cavernas. E outras mostram uma criatura fossilizada que se assemelha a uma cobra.

Romoser, que foi professor de entomologia na Universidade de Ohio por 45 anos e co-fundou seu Instituto de Doenças Tropicais, também passou quase 20 anos como pesquisador visitante de doenças transmitidas por vetores no Army Medical Research Institute of Infectious Diseases dos EUA. Entre 1973 e 1998, Romoser foi autor e co-autor de quatro edições do livro “A Ciência da Entomologia”, amplamente utilizado.

Romoser observou que interpretações de criaturas como insetos e répteis que ele descreveu podem mudar no futuro à medida que o conhecimento da vida em Marte evolui, mas que o simples volume de evidências é convincente.

“A presença de organismos metazoários mais elevados em Marte implica a presença de fontes e processos de nutrientes/energia, cadeias alimentares e teias, e água como elementos funcionando em um cenário ecológico viável, se extremo, suficiente para sustentar a vida”, disse ele. “Eu tenho observado exemplos sugestivos de água parada ou pequenos cursos de água com meandro evidente e com o desvanecimento esperado de pequenas rochas submersas, rochas emergentes maiores na interface atmosfera/água, uma área de banco úmida, e uma área mais seca além da área úmida. A água em Marte foi reportada várias vezes, incluindo águas superficiais detectadas por instrumentação na Viking, Pathfinder, Phoenix e Curiosity.

“A evidência da vida em Marte apresentada aqui fornece uma base sólida para muitas outras questões biológicas importantes, bem como sociais e políticas”, acrescentou ele. “Também representa uma justificação sólida para um estudo mais aprofundado.”

FONTE / Ohio University via Phys

Compartilhar