NaturezaMineiros encontram antigo monstro marinho sem querer

Redação4 semanas atrásImagem ilustrativa

Uma empresa buscava pedras preciosas, mas acabou encontrando algo muito mais surpreendente.

No lugar de pedras brilhantes eles acabaram encontrando o fóssil quase completo de um réptil marinho que viveu há 70 milhões de anos.

A criatura conhecida como mosassauro é do gênero Tylosaurus, media entre 6 e 7 metros e foi encontrada em Alberta, no Canadá.

LEIA TAMBÉM: Antigas criaturas da terra estão despertando após 40.000 anos em permafrost.

O fóssil estava quase intacto, desde a cabeça até a ponta da cauda, com exceção apenas das nadadeiras que podem ter sido removidas por mordidas de outros animais ou apenas se degradado com o tempo.

A Enchanted Designs Limited, empresa que encontrou o mosassauro, estava procurando por peças de ammolita que poderiam ser transformadas em jóias. Esta pedra preciosa semelhante a uma opala é feita a partir das conchas fossilizadas de amonites, um molusco marinho extinto que possuía uma concha circular cujos parentes vivos distantes incluem o nautilus.

Os mosassauros eram répteis carnívoros que comiam peixes, tartarugas e até mesmo outros mosassauros. Sua “arma secreta” eram os dentes curvados para trás, que impediam que suas presas se debatessem para se soltar.

Uma ilustração de Tylosaurus , um mosassauro que viveu durante a era dos dinossauros.
Crédito: Art by Julius T. Csotonyi; Cortesia do Museu Real de Tyrrell de Paleontologia em Drumheller, Alberta

Ainda não está claro quando ou se o mosassauro será exibido. Mas o público pode ver outros espécimes de mosassauro na exposição Grounds for Discovery.

Uma versão desta matéria foi publicada em julho de 2019.