Buraco negro lançou uma estrela para fora da Via Láctea

Milena Elísios
Uma impressão artística da estrela S5-HVS1 sendo ejetada pelo buraco negro pelo buraco negro supermassivo da Via Láctea. (Imagem: James Josephides / Swinburne Astro)

Astrônomos recentemente identificaram uma estrela que está saindo da via láctea, e eles agora acreditam saber o por que isso está acontecendo.

A estrela, conhecida como S5-HVS1, aproximou-se um pouco mais do que devia do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia há cerca de cinco milhões de anos. Quando isso aconteceu, o buraco negro a empurrou fora a uma velocidade incrível e ela está se movendo tão rápido que foi expulso de nossa galáxia.

LEIA TAMBÉM: É assim a incrível visão de todo o universo conhecido quando reduzido a uma única imagem

Acredita-se que a estrela esteja viajando em torno de 6 milhões de quilômetros por hora. Galáxias como a Via Láctea estão repletas de estrelas que estão sempre em movimento, mas raramente uma estrela atinge esse tipo de velocidade. Os pesquisadores dizem que a S5-HVS1 está se movimentando a uma velocidade que é aproximadamente 10 vezes mais rápida do que outras estrelas.

Então, o que isso significa para a estrela? Bem, isso não é nada bom. Ela está saindo da Via Láctea neste exato momento e por causa de sua incrível velocidade, é improvável que ela possa entrar de volta à nossa galáxia.